
Nos
dias atuais, o maior desafio na educação é melhorar a qualidade de ensino. O
Brasil gasta pouco com o setor, e mesmo esse dinheiro é mal usado, sendo
investido mais em papel do que nos profissionais. O que precisa melhorar é o
ensino básico, pois é inconcebível que uma criança saia do 5º ano e não saiba
ler, escrever e interpretar um texto.
Para
que ocorra uma transformação na educação, é necessário investir no professor,
com melhores salários, boas condições de trabalho e um número em torno de vinte
e cinco alunos por classe. Nas redes públicas estas situações não são lá
levadas muito a sério. O que se vê são classe abarrotadas de alunos e
professores cada vez mais desqualificados. Poucos são os municípios que
investem numa boa formação de seus docentes, aliás, este compromisso de se
estar bem formado sempre deve ser o primeiro compromisso do docente em si.
Investir na sua capacitação deve ser o norte para ser um excelente
profissional, advinda de onde vier.
Nos
municípios, os órgãos responsáveis pela Educação municipal, as Secretarias,
devem por dever público, proporcionar a organização do sistema de educação.
Organizar o calendário escolar, assegurar a carga horária legal aos educandos,
propiciar formação continuada a todos os servidores das escolas (corpos
docente, operacional e técnico). Faz-se imperioso o cumprimento deste
calendário, sem prejuízo a nenhuma das partes. Daí, é preciso assegurar o
início das aulas, bem como a estrita regularidade desse calendário.
O
atraso no início das aulas só acumula prejuízos aos alunos. Além de gerar a
desmotivação, gera também a acomodação dos docentes, que aliás devem cumprir e
fazer cumprir a legislação, seja no que tange a seus direitos, deveres e
obrigações.
Como
se ver, garantir uma educação de qualidade nos dias de hoje exige
responsabilidade de todos, sobretudo do poder público e seus gestores. E devem
ser destes a maior fatia de responsabilidade, pois lhes cabem possibilitar a
boa estruturação dos espaços onde acontecerá a educação, seja na relação com os
docentes, seja na garantia de direitos básicos e fundamentais dos discentes,
como uma boa e regular alimentação escolar, transporte escolar, material
didático, e o mais básico destes direitos, assegurar o acesso, a permanência e
a aprendizagem com qualidade, num ambiente propício e harmonioso.
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