domingo, 26 de outubro de 2014

As eleições no segundo turno

Texto originalmente produzido para a Coluna do Jersan, publicado na edição de hoje do Jornal Pequeno)

Chegou a hora. Acontece hoje a eleição que vai escolher o nosso novo presidente da República. Ou fica com Dilma Rousseff para um mandato de mais quatro anos, garantindo assim a força petista, ou fica com o PSDB, de Aécio Neves, neto de Tancredo Neves, que depois das derrotas de José Serra e Geraldo Alckim, se firma como uma nova força política da oposição. De fato é uma eleição como há muito não se via. O PSDB tem reais chances de voltar ao poder, e o PT estremece na base ao ver que pode perder o poder. A campanha, sobretudo neste segundo turno, foi marcada principalmente pela manifestação dos eleitores através das redes sociais. Foi significativa a guerra de vídeos que buscavam mostrar as razões pelas quais devia se votar, ou não votar, neste ou naquele candidato. A campanha deliberadamente assumida pelas celebridades do mundo artístico, bem como do esporte, também foi fundamental para quem a recebeu. Neste particular, o candidato Aécio levou vantagem, pois recebeu a manifestação de figuras extremamente populares e consagradas como Zezé de Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Eduardo Costa, Zico, Lima Duarte, Fafá de Belém, e muitos outros. O time pró-Dilma pareceu em menor número, além de Chico Buarque, Zeca Baleiro, Caetano Veloso, Alcione, Chico Diaz, inclusive o ator americano Danny Glover, que manifestou preferência de voto pela presidenta. No entanto o maior cabo eleitoral ainda foi o ex-presidente Lula que engrenou uma marcha de força agora no segundo turno à campanha da candidata petista.
Campanha realizada, promessas feitas, agora é esperar o resultado das urnas. Que esta possa ser para o eleito ou reeleito, uma eleição de muitas lições, principalmente a de que o povo brasileiro merece mais respeito.

O segundo turno aqui no Maranhão
Foi um desinteresse só a campanha eleitoral para presidente neste segundo turno aqui no Maranhão. Não teve bandeiraço, não teve carreata, comício nem pensar. Até parecia que aqui não haveria mais eleição. Nenhum dos lados quis onerar-se com campanha eleitoral. Nem quem ganhou, nem quem perdeu. Quando muito aproveitaram a vinda de algumas engravatados e fizeram uma leve caminhada ou uma breve reunião. Isto aconteceu com o prefeito Edivaldo Holanda que se diz eleitor da presidenta Dilma e fez caminhada com o senador cearense do PCdoB Inácio Arruda e com o ministro de Relações Institucionais Ricardo Berzoini.
Quem também fez a coruja de estar empenhada na reeleição da presidenta Dilma, foi a quase ex-governadora Roseana Sarney. Esta fez uma reunião-almoço com uma meia dúzia de prefeitos, alguns deputados reeleitos e outros derrotados para pedir empenho dos mesmos para a reeleição da presidenta. Dizem que a governador ouviu poucas e boas. Depois de encherem as panças, saíram todos como chegaram, ou seja, sem nenhum interesse pela eleição.
A propósito este segundo turno aqui no Maranhão pode ter a maior abstenção do país, uma vez que não há interesse de ninguém a custear uma passagem sequer para o eleitor se deslocar para o interior e votar.
Se quem ganhou não demostrou empenho, avalie quem perdeu...

Correndo contra o tempo
A governadora Roseana Sarney corre contra o tempo que lhe resta para entregar algumas das obras do seu governo que ainda não estão concluídas, como a Avenida Quatocentenário (antes Avenida Beira Rio, na época do ex-governador Jackson Lago) e a Via Expressa. Depois dos serviços de conclusão destas obras andarem a passos de cágado, a ordem agora é botar pra concluir, pois a governadora quer entrega-las até o final de novembro. Será de grande importância para a cidade a entrega destas obras, que sem dúvida permitirão uma maior e melhor mobilidade à população ludovicense. 
Obras como estas são por demais necessárias em nossa capital. A governadora Roseana Sarney, pelo tempo que esteve no comando do governo, cerca de 14 anos, em quatro mandatos alternados, apesar de ter feito grandes obras na capital, como avenidas, viadutos, entre outras, bem que poderia ter feito mais. De qualquer maneira a história haverá de julgar os nossos governantes, e Roseana como todos os outros não passará incólume.

Um caso hilário
Adicionar legenda
Num assalto frustrado a Agência dos Correios de Miranda do Norte uma cena foi por demais hilária. Os ladrões após ficarem presos na agência com reféns, jogaram maços de dinheiro para o lado de fora que se espalhou com o vento. As cédulas ficaram ali intactas, enquanto os policiais faziam o cerco aos meliantes. Mas quando os ladrões se entregaram e a situação ficou resolvida, a população que se mantinha afastada, caiu em tremenda algazarra juntando o dinheiro. Alguns policiais também juntavam as cédulas, e, disseram alguns presente, que cantavam aquela velha música de Luiz Gonzaga: “...uma pra mim, uma pra tu, uma pra mim, outra pra mim...”
Quanto foi recuperado do dinheiro ninguém soube ao certo, mas muitos acharam louvável a atitude dos assaltantes de meia-tigela, que deram uma de Robin Hood em solo mirandense.

Expectativa a vista
É de expectativa a indicação dos secretários do governo de Flávio Dino. Toda semana, o governador eleito indica um nome pela rede social facebook. A expectativa maior está para os cargos de secretários de Educação, Saúde e Fazenda. A bolsa de apostas está aberta. Espera-se que em particular o Secretário de Educação seja alguém que realmente seja professor e entenda de educação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário