sábado, 17 de novembro de 2012

Morre o ex-vereador Zé Campos


Ex- Vereador Ze Zampos

Faleceu na noite de ontem na capital São Luís, onde residia, o ex-vereador de São João Batista José Cutrim Campos. Zé Campos estava doente desde quando fora vitimado por um acidente vascular cerebral há cerca de uns três anos. Vivendo na companhia dos familiares, Zé Campos tinha a saúde debilitada. Vivia sob os cuidados de terceiros que o locomoviam para suas necessidades básicas.

José Cutrim Campos nasceu em 25 de setembro de 1930. Já contava com 82 anos de idade. Nascido na região de Olinda dos Aranhas, era filho de Germano Campos, proprietário rural que desenvolvia seus negócios na área da própria Olinda e circunvizinhança. Daí ser também muito conhecido como Zé de Germano, para os mais antigos.

Zé Campos sempre foi um apaixonado por política. Ingressou na vida pública ainda nos idos de 70. Candidato pela primeira vez na eleição de 1972, elegeu-se para o primeiro de cinco mandatos à Câmara de vereadores. Sua primeira legislatura ocorreu de 1973 a 1976, cujo Prefeito Municipal era Jorge Figueiredo. Em seguida, e ampliando sua votação, Zé Campos fora o mais votado para o segundo mandato que desta feita fora de seis anos, indo de 1977 a 1982, cujo Prefeito fora Nhozinho Figueiredo. Sempre bem articulado com o seu grupo político e prestigiado, Zé Campos  elegeu-se para mais 3 mandatos de vereador. 

Em 1981 elegeu-se para mais um mandato de 6 anos que começaria em 1982 e iria até 1987, cujo prefeito fora Chiquitinho Figueiredo. Reelegeu-se em seguida para mais 4 anos de mandato desta vez com o prefeito de oposição, o primeiro mandato de Dr. Zequinha Soares, que foi de 1988 a 1992. Em 1993 renovou seu mandato para mais quatro anos, até 1996, desta feita com o prefeito eleito, Dr. Tonho Figueiredo.

Ainda concorreu para mais um mandato na eleição de 1996, mas não tivera êxito. Ao longo de sua carreira política fora por duas vezes Presidente do Legislativo Municipal. Era um político por excelência. Sempre fiel ao grupo ao qual fez política.

Zé Campos, após não ter êxito nas eleições de 1996, 2000 e 2004, ainda concorrera como candidato a vereador para a eleição de 2008, desta feita pelo Partido Verde e já integrante do grupo de Zequinha Soares.

José Cutrim Campos foi vereador por 24 anos, na história política de São João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário