domingo, 19 de junho de 2011

POUCAS E BOAS...

14 de junho de 1958...
Certamente esta data fora muito comemorada há 53 anos.  Afinal de contas definitivamente São João Batista ganhava sua emancipação política. A partir daquela data deixava de ser parte do município de São Vicente Férrer. Os grupos políticos ( o de Zé Maria Araújo e o de Chiquitinho Figueiredo) certamente comemoraram esse grande feito da nossa história. A partir de então São João Batista poderia viver dias de intenso desenvolvimento. E viveu.
Antes, ainda que por breves anos, São João Batista experimentara sua emancipação e até já tivera um prefeito (intendente, como era chamado na época). Foi o senhor José Martins, próspero comerciante radicado em nossa terra, e pai do atual empresário Brás Serra. A partir da emancipação definitiva o primeiro prefeito eleito fora o senhor Merval Figueiredo.
E assim continuou a nossa história.

14 de junho de 2011...
Hoje, 53 anos se passaram... Poderíamos estar em festa. Principalmente poderíamos estar celebrando o apogeu da nossa economia, do nosso desenvolvimento em todas as áreas. Mas que nada! Não temos nada para comemorar a não ser a passagem dos anos e a certeza de que estamos ficando pra trás...
Nossas riquezas e tradições são apenas palavras esquecidas  na letra de um velho hino...
Apesar de nossas frustrações temos  uma certeza: somos um povo inteligente que ainda não teve uma grande sorte.
Avante! Feliz Aniversário, São João Batista!

Governo Surama: um ano... somente!
Neste 18 de junho a prefeita Surama Soares comemora um ano de sua administração. Chegada ao poder após a cassação do prefeito Eduardo Dominice, Surama reunia as esperanças de muitos que ansiavam por uma administração mais profícua.
Mesmo diante de muitas dificuldades iniciais, atestam alguns correligionários, “pouco foi feito durante esse tempo de governo”. Talvez, há de se dar o desconto dos atropelos de início, o longo período chuvoso, o descompasso administrativo de algumas secretarias e de alguns secretários, a inadimplência junto aos governos (herança maldita deixada por Eduardo), a própria indecisão pela ocupação do cargo (coisa agora já superada), a falta de recursos entre outras faltas.
- Mas e daí?  Perguntariam os mais afoitos.
É preciso dar uma resposta imediata, sobretudo com a realização de obras marcantes e úteis ao nosso povo”, assim dizem os mais experientes.
A verdade é que o tempo urge. E em 2012 já tem novas eleições...

A queda do jornalista
Após a primeira reunião política realizada por Eduardo Dominice, em sua residência no povoado Cruzeiro, o ex-vereador e jornalista Jersan Araújo, resolveu, a caminho do povoado Olinda dos Aranhas, parar em um balneário na localidade Romana. Lá, após alguns drinques e em meio a conversas com amigos, quando já ia se retirando, o competente jornalista tropeçou em algumas tábuas meio-soltas e literalmente afundou no lago. O fato quase seria trágico, mas foi apenas cômico.
Os amigos correram em socorro ao jornalista, retirando-o do açude. Em meio a risos e justificativas Jersan dissera que “desde quando era menino em Olinda dos Aranhas não tomava banho em açude”.  Como prejuízo, perdeu apenas os óculos.
No final foi apenas um susto. Coisas da vida...
Passado alguns dias, ouvi de um pescador que “os óculos de Jersan” fora encontrado na barriga de um grande tambaqui pescado no dito açude.
Eu ... heim!!!

A graça não pegou
Como parte ou o todo das comemorações do aniversário da cidade, sugerimos ao Secretário de Esportes do Município, Gato Dominice, que trouxesse uma equipe de futebol profissional de São Luís – ou Moto Clube ou Sampaio Correia-, para um jogo contra o selecionado joanino, mas pelo que foi visto a graça não pegou. A ideia até que foi bem aceita pelo secretário, afinal qualquer uma das equipes tem grande torcida entre os joaninos.
O blog agora pergunta: Quem dentre o governo não se interessou pela ideia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário