quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SURAMA X CARLOS FIGUEIREDO: Os erros e os acertos de cada um.

1ª Parte
Todo o povo joanino já previa os últimos acontecimentos políticos.
O rompimento do vice-prefeito, o neófito Carlos Figueiredo e a prefeita Surama Soares já eram favas contadas, como se costuma dizer por aqui. Os sorrisos e as alegrias de outrora, empenhados em favor da emersão de ambos ao poder, agora são contorções labiais, dissabores e arrependimentos.
Prefeita e Vice-Prefeito
Parece sina de vice. Brigar com o titular, ou vice-versa. A história política está cheia de casos como este. Parece uma colcha de retalhos emendadas com farrapos. Não se segura. No nosso caso em particular, anormalidade seria o contrário. Aqui em São João Batista é quase uma regra o rompimento entre os mandatários do município. E por coincidência ou não, estes desentendimentos sempre rondam o político Zequinha Soares, ex-prefeito de São João Batista.
Mas teçamos opiniões tão-somente ao caso mais recente e vamos tentar opinar sobre os erros e acertos de cada um.

Os erros e acertos de Carlos Figueiredo
Carlos Figueiredo, ou Carlito, para os poucos que o conheciam, quis ser político em São João Batista por obra e graça de si mesmo. Apesar de ter ligações com a terra-mater, nunca se quer fora, até sua transferência, eleitor daqui. Não cultivara uma sólida legião de amigos, nem tampouco fora ungido pelas mãos de algum político de renome aqui da terra. Talvez aqui o seu primeiro erro. Embora o Direito o tenha legitimado para tal proeza.
Acertou quando, de posse de um partido político, se propusera ser candidato a prefeito, mas errou quando, visando o poder, aceitou o convite de Zequinha Soares para compor na condição de vice-prefeito, a chapa encabeçada por Surama Soares. Para um iniciante, bom seria que desbravasse o seu próprio caminho.
Derrotados, Surama e Carlos Figueiredo buscaram através de provas (dizem) contundentes, a cassação de Eduardo Dominice, intenção esta consumada no TRE, onde o vice-presidente de tal colegiado é desembargador e irmão de Carlos Figueiredo. Aqui se pode dizer foi acerto e muito mérito do vice, por ser irmão de quem é.
Mas o erro maior de Carlos Figueiredo ainda estava por vir. Segundo comentam, um acordo firmado ainda na composição da chapa lá nas eleições de 2008, em caso de vitória, Surama não iria para reeleição e o candidato à sua sucessão seria o próprio Carlos Figueiredo. Se este acreditou, foi ingenuidade e erro.
Outro erro estratégico foi assumir, por desejo próprio e cota pessoal, a Secretaria Municipal de Saúde, no governo do qual já era vice. Nada contra. É que neste caso, o ilustre vice-prefeito não é da área, não tem relações com um setor que requer conhecimento razoável de saúde pública. E assim, neste campo, foi engolido pela inaptidão para o cargo e pelos queixumes de uma função que não exercia plenamente, pois doravante, não lhe fora dada integralmente.
Os erros se sucederam um após outro. Porém, o mais crucial de todos foi não cultivar a simpatia da atual mandatária, não incentivar e não permitir uma reeleição futura, sem pressões. Ou seja, Carlos Figueiredo não se permitiu, paciente e inteligentemente, ficar esperando a sua vez. Quis furar a fila. E aí, deu no que deu.

(Não deixe de acompanhar a 2ª Parte desta postagem)

Um comentário:

  1. Zequinha Soares rebate críticas de Carlos Figueiredo e chama blogs de "Pasquim de Interior"

    Tudo no Blog da Agência de São João Batista-MA

    http://www.agenciadesjb.blogspot.com

    EQUIPE AGÊNCIA SJB-MA

    ResponderExcluir