quinta-feira, 15 de outubro de 2020

PARABÉNS, PROFESSORES E PROFESSORAS!

  Por Marcondes Serra Ribeiro

Imagem ilustrativa
Sou orgulhosamente apaixonado pela profissão que, com muita dedicação e generosidade, abracei há décadas!  Com breves interrupções, são quase cinquenta anos dedicados à Educação!

Quantas alegrias, orgulhosas comprovações de utilidade e manifestações carinhosas de gratidão já recebi. Quantas saudades, profundamente emotivas, tomam-me quando as lembranças me levam viajante insólito pelo túnel do tempo! E ainda me resta um persistente sonho: fazer parte de um grupo de trabalho dedicado e eficiente, que exercite um grandioso e qualitativo projeto contemplativo da educação pública, com responsável determinação, pessoal reconhecidamente competente, amor e disposição em seguir os bons exemplos. – que são muitos!

Hoje, junto meu imenso orgulho a tantos outros justos e eméritos e sinto-me feliz pela deferência destacada no calendário, que consagra o dia aos PROFESSORES.  Parabenizo todos os respeitáveis profissionais da educação, gente aguerrida, abnegada, que luta perseverantemente com garra, destemor e generosidade pela melhoria da qualidade educacional e está sempre disposta na defesa desse ideal de trabalho.

Caros professores, estejam sempre atentos e comprometidos com cada uma das atribuições que desempenham e dediquem-se às inovações, sem menosprezar a necessidade do planejamento do trabalho. Sabemos que o processo do ensino-aprendizagem carece fundamentalmente de criteriosa e adequada organização, que contemple os princípios de liberdade e satisfação das necessidades individuais e coletivas, oportunidades desprovidas de preferencias discriminativas, voltadas à preparação do alunado para exercício consciente da cidadania.

Façamos de cada dia de dedicado trabalho, mais um DIA DO PROFESSOR!

Personalidades da área educativa, professores exemplares, despontam em minhas lembranças - meus mestres e mestras inspiradores, Dona Risoleta, Noemi Mampeti, Ramiro Azevedo, Jocelino Melo Ribeiro, Alice Mancebo, Sued Tavares, Nelson Almada Lima, Afonso Ribeiro, mas não ouso incorrer em esquecimento de algum nome, dentre tantos admiráveis companheiros de labuta pedagógica, que estão em pleno exercício da profissão mais valorosa de todas!

As mais justas homenagens sois merecedores, queridos professores. Meus profundamente sinceros, grandemente afetivos e justos Parabéns!

 

“A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar!...”

(Gonçalves Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário