segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Apesar dos mimimis...


Isto precisa ser dito. Pra quem pensa que o PT vai desaparecer no mínimo pensa errado. Isento de paixões é preciso analisar o quadro destas eleições.

O PT e seus aliados conseguiram eleger todos os governadores dos nove estados da região, além de dar vitórias monumentais ao presidenciável petista Fernando Haddad. É o partido que mais elegeu governadores.

O partido de Lula elegeu quatro governadores: Rui Costa, na Bahia; Camilo Santana, no Ceará, Wellington Dias, no Piauí, e Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte.

Além disso, os petistas compõem coligações nos outros cinco estados: Maranhão, com Flávio Dino (PCdoB); Alagoas, com Renan Filho (MDB); Paraíba, com João Azevedo (PSB), Sergipe, com Belivaldo Chagas (PSD) e Pernambuco, com Paulo Câmara (PSB).

O candidato do PT também venceu nos estados do Pará e Tocantins. Elegeu também a maior bancada de deputados federais. Não esqueçamos que em meio a isso o partido viveu uma extensiva campanha de desconstrução, com denúncias que envolveram e envolvem suas principais lideranças, inclusive sua maior liderança política, o ex-presidente Lula.

Ressalto que o PT, no meu entender, cometeu muitos erros, entre os quais, assim entendo, teimar na candidatura do próprio Lula, quando o mais leigo dos brasileiros, desconfiava que não vingaria tal candidatura, no que terminou por sacrificar o candidato que se titularizou, no caso o Fernando Haddad. Este só se tornou candidato oficial a cerca de um mês do primeiro turno.

Analisando tudo isso é que concluo que o PT, apesar de tudo, ainda foi relativamente vitorioso, apesar dos mimimis contestatórios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário