sexta-feira, 5 de junho de 2015

Morre o conterrâneo Zé Carlos Castelo Branco, dono do Cheiro Verde

Zé Carlos
Morreu na madrugada de hoje por complicações de uma pneumonia, no Hospital São Domingos, o publicitário e empresário José Carlos Serra Castelo Branco, dono do Restaurante Cheiro Verde. Ele estava internado em decorrência de grave infecção, que acabou evoluindo para um quadro de choque séptico. A morte do empresário foi confirmada por familiares. O velório do José Carlos será realizado a partir das 9h na Igreja Maranata, do Turu e o sepultamento do corpo às 17h no cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.

Natural do município de São João Batista (MA), José Carlos Serra Castelo Branco mudou-se para São Luís em 1966. Cursou Comunicação Social e formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Fundou a agência Contato Propaganda e, posteriormente, a EKOS (1976) – junto com os publicitários Alex Brasil e Rogério Ferreira, agência que até hoje preserva. Sua agência atendeu a clientes como Grupo Abreu, Grupo Arpaso, C.Rolim, JET, Armazéns Alencar, Utillar e outros grupos que não estão mais em atividade na cidade.

Ele também é um dos fundadores da Associação dos publicitários do Maranhão e do primeiro Consórcio Maranhense de Agências de Propaganda. Foi um dos pioneiros em publicidade no Maranhão. Em 1985, abriu para a esposa o Restaurante Cheiro Verde, que hoje é referência da gastronomia maranhense. Também criou, mais recentemente, a Exibidora Maranhense de Cartazes, empresa pioneira no segmento de outdoors, no Estado.

Zé Carlos era filho de Martinho Castelo Branco, família tradicional aqui de São João Batista. Martinho Castelo foi comerciante por muitos anos e o seu comércio ficava no largo da hoje Praça de Eventos. A propósito, na gestão do então prefeito Tonho Figueiredo, por iniciativa do Zé Carlos, a praça que então era chamada de Praça do Mercado, passou a se chamar Praça Martinho Castelo Branco, uma homenagem prestada por seus filhos e que foi abraçada pela gestão da época. Mais tarde depois de completa reforma, o prefeito Zequinha Soares, a transformou em Praça de Eventos, a primeira do Estado do Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário