sexta-feira, 20 de junho de 2014

A copa eleitoral do Maranhão (Parte I)

Do Blog do Robert Lobato

A copa eleitoral do Maranhão já começou. A seleção comunista comandada pelo capitão Flávio Dino é a grande favorita da competição. Conta com alguns craques jovens e outros mais experientes. Vejamos.
Entre os jovens destacam-se o volante Roberto Rocha, que iniciou a carreira no Sarney Futebol Clube, onde teve bom desempenho como deputado estadual, chegando a jogar como deputado federal em Brasília, mas não demorou muito para cair fora do seu time de origem.
Bom armador e afeto à jogadas arriscados, Roberto Rocha é candidato a ganhar a chuteira de ouro para o Senado Federal, isso se não for surpreendido por uma jogada de contra-ataque dos adversários ou mesmo, num momento de desatenção, marcar um gol contra.
Outro bom jovem jogador da seleção comunista é o atacante Weverton Rocha.
Habilidoso, inteligente e astuto, o camisa 12 da seleção de Flávio Dino costuma jogar articulado como o comando nacional do seu time o “Rosa Vermelha”, cujo presidente é um conhecido da velha guarda da política brasileira, o brizolista Carlos Lupi.
Weverton Rocha luta para levantar a taça de reeleição para uma vaga na Câmara Federal, em Brasília. Tem boas chances se não for abatido por “fogo amigo”.
Entre os mais experientes da seleção comunista, o destaque é para o meio-campista José Reinaldo Tavares, uma lenda da política maranhense.
Jogou praticamente toda a sua vida no Sarney Futebol Clube, só deixando o clube já no final da carreira em 2005.
Frio, calculista e marrento, Zé Reinaldo, como é chamado pelos amigos de jogo, é o grande armador dos esquemas táticos da seleção dinista, mas também tem bom desempenho quando atua na defesa.
Foi dele, por exemplo, a tirada do PDT da vice de Flávio Dino para colocar o PSDB, já que para o craque de larga experiência os tucanos podem ser mais úteis na hora do jogo eletrônico no rádio e na tevê.
Zé Reinaldo é mais um candidato a jogar em Brasília na posição de deputado federal, mas anda reclamando pelos quatro cantos do campo porque ainda não foi apresentado às bases eleitorais prometidas quando da formação da seleção.
Mas a grande estrela da seleção comunista é sem dúvida o atacante e capitão do time Flávio Dino, candidato a governador pelo PCdoB.
O comunista iniciou sua carreira nas categorias de bases de times de esquerdas, inclusive do PT.
Ainda na juventude deixou a política para se dedicar à magistratura onde permaneceu até ser convocado para ser o deputado federal do então governador José Reinaldo Tavares nas eleições de 2006.
Eleito com expressiva votação mesmo sem ter pisado em algumas das bases onde foi bem votado, tudo às custas do Palácio dos Leões, Flávio Dino disputou a eleição de prefeito de São Luís em 2008 e em 2010 abriu mão de reeleição certa de deputado federal e candidatou-se a governador quando por pouco não chegou ao segundo tempo da partida e, dessa forma, comprometer a vitória do time governista.
Nesta copa eleitoral maranhense, Flávio Dino lidera uma seleção eclética formada por jogadores de vários clube que vão da esquerda à direita, passando pela extrema direita representada, por exemplo, pelo carcomido jogador do PROS, Zé Vieira.
Enfim, a seleção comunista é a grande favorita da copa eleitoral maranhense, mas não será nenhuma zebra se for derrotada pela forte seleção lobo-petista que já anda ameaçando o favoritismo dos dinistas, isso sem falar nas seleção psolista que promete surpreender na grande competição que será realizada em outubro na arena do Maranhão.
No próximo post, a análise da seleção da lobopetista e da seleção psolista.
Vale aguardar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário