quinta-feira, 11 de julho de 2013

Os bastidores de um rompimento

Prefeito Amarildo Pinheiro
Sabe-se que já houve o rompimento político oficial entre o Prefeito Amarildo Pinheiro e o ex-prefeito Eduardo Dominice. Mas se faz necessário que analisemos friamente as razões e as consequências deste rompimento.

Amarildo Pinheiro fora eleito na última eleição de 2012 apoiado por uma força política multigrupal que tinha o ex-prefeito Eduardo como preposto líder. Se Eduardo arregimentava a classe política, Amarildo tinha a seu favor o anseio popular em vê-lo prefeito de sua terra. Para a eleição, nenhum dos dois tinha recursos financeiros para o embate político contra a força da situação. Mas a soma dos aliados e a comprovada densidade eleitoral de Amarildo e suas articulações políticas lhe proporcionou a vitória. Resultado: Amarildo, prefeito de São João Batista.

Na montagem do governo, Amarildo procurou ser o mais racional possível. Cumpriu com os compromissos assumidos na construção de sua equipe de governo. E mais uma vez, coube ao ex-prefeito e a outros a fatia que lhes era merecedora. Emplacou o seu irmão, Ricardo Dominice como Secretário de Obras; ele mesmo fora nomeado Assessor Especial do Prefeito com um “bom” salário, além de alojar mais de uma dezena de seus “mais chegados” em folha de pagamento.

Mas corre, agora, à boca miúda, que o ex-prefeito queria muito mais. E até conseguiu. Entretanto alguns de seus fiéis seguidores não se cansavam de tecer duras críticas à administração. Tudo com um firme propósito de desestabilizar o governo. O próprio Eduardo de maneira inadvertida já bradava aos quatro cantos que seria candidato a Prefeito nas próximas eleições municipais, mesmo estando inelegível, por decisão colegiada do TRE, sustentada pelo Supremo Tribunal, e sem entretanto respeitar o direito da reeleição, cabível ao atual prefeito. Pura ingenuidade!

Ex-aliados
Entretanto o pomo da discórdia, foi a desenvoltura política do Prefeito Amarildo que vem se firmando como uma verdadeira liderança, haja vista as várias ações já desencadeadas nos primeiros meses de sua administração, e a consolidação de um grupo político, uma vez que detém hoje de uma ampla maioria na câmara de vereadores. Soma-se a isso as decisões já tomadas pelo prefeito municipal no que concerne às eleições do próximo ano. Amarildo e o seu grupo vai com o governo, enquanto o ex-prefeito, por razões entendíveis, vai com a oposição.

É perfeitamente compreensível que o prefeito Amarildo saia vitorioso nesta sua decisão, uma vez que faz um governo que busca o aprimoramento dos serviços públicos, e é incansável na busca de recursos para a realização de obras que venham atender aos anseios da coletividade.


Já do ex-prefeito Eduardo, em sua decisão, não há de se esperar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário