sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

AMARILDO PINHEIRO REALIZA SUA PRIMEIRA AÇÃO EM SÃO JOÃO BATISTA


 Por Jailson Mendes

O secretário de Agricultura, Serginho Castro participou ontem da entrega simbólica de sementes de arroz e milho, pelo Programa Viva Sementes do Governo do Estado do Maranhão. Serginho estava acompanhado de seu secretário adjunto, Zé de Beija, do Técnico da Agerp, Múcio, e do presidente do Sindicato Rural de São João Batista, Dino. O evento tem a presença do secretário de estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e do diretor geral da Agerp.
Prefeito Amarildo e o Secretário de Agricultura Serginho

A entrega já tinha sido anunciada antes pelo prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, durante a solenidade de posse esta semana, o que marca a primeira grande ação do gestor na cidade. Amarildo Pinheiro tem, desta forma, um bom inicio de gestão levando em consideração todas as dificuldades encontradas por ele, que no seu discurso de posse encontrou a prefeitura sucateada e depredada.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, participou, nesta quinta-feira, juntamente com o diretor-geral da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Jorge Fortes, da entrega simbólica de 90 toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho para pequenos agricultores de municípios da região de Viana.

A distribuição integra o Programa Viva Sementes, que adquire o produtos com alto teor de germinação para melhorar a qualidade da produção da agricultura familiar maranhense. O programa é executado por meio de parceria firmada entre as secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), responsáveis pela aquisição e distribuição das sementes a pequenos agricultores dos municípios selecionados.

Serão beneficiadas 10.400 famílias de pequenos agricultores dos municípios de Arari, Bacurituba, Cajapió, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente de Férrer, Viana e Vitória do Mearim. Cada família receberá 10 kg de sementes de arroz e 10 kg de milho.

Em todo o Maranhão, o Programa Viva Sementes está distribuindo 1.505 toneladas de sementes de arroz (605 toneladas) e milho (900 t), que beneficiarão 92 mil agricultores familiar, incluindo moradores de quilombolas, indígenas e assentamentos rurais.

De acordo com o secretário de agricultura, Serginho Castro, foram recebidos cerca de 60 toneladas de sementes de arros e milho, como anunciado anteriormente pelo prefeito Amarildo Pinheiro, que recebeu, na Colônia de Pescadores, da chegada das sementes ao município.

Fonte: Folha de SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário