domingo, 1 de setembro de 2013

Programa " Escola Viva" não sai do papel e Seduc silencia sobre a questão

A Educação pede "Socorro".
O programa “Escola Viva”, anunciado pela governadora em agosto de 2009, foi ungido com o status da revolução na educação maranhense. O programa previa que a rede estadual de ensino receberia investimentos na casa dos R$ 100 milhões que seriam aplicados em construções e reformas de escolas, e na modernização das metodologias de ensino. No lançamento do programa foram apresentadas inclusive maquetes dos projetos anunciados.

O programa garantia a construção de 110 novas escolas de ensino médio e 22 destinadas à educação indígena. A realização de concurso para 5.320 novos professores também estava prevista no programa “Escola Viva”. Os protestos de estudantes e educadores realizados durante a passagem do “Governo Itinerante” pelas cidades de Governador Edson Lobão e Mirinzal revelam que os investimentos garantidos pelo programa ainda não saíram do papel.

O secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINPROESSEMA), Júlio Guterres revelou que até o momento o sindicato não tem notícias da aplicação desse investimento. “O que temos visto é que esse investimento não aconteceu. Onde estão essas escolas? Não temos notícias de qualquer construção ou inauguração”, protestou o secretário. ”Uma prova de que não mudou muito o panorama são os indicadores. Pelo tempo que o programa foi lançado, já deveríamos ter sentido melhoras nos indicadores. Os protestos de estudantes e professores são legítimos, a educação do maranhão vivencia uma realidade precária”, reforçou.

A redação do site Maranhão Da Gente entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e pediu informações sobre o programa “Escola Viva.  Os questionamentos, dirigidos a Assessoria de Comunicação da Seduc, foram encaminhados via e-mail desde a manhã da última segunda-feira (26), fixando o prazo para o envio das respostas até i final da manhã do dia 27. Porém, a Seduc não se pronunciou e não respondeu às seguintes perguntas:  Quantas escolas já foram construídas? Quantas estão funcionando? Quantas foram recuperadas? Como anda o construção dos procentros prometidos para as cidades de São Luis, Codó e Imperatriz? Quantos dos 18 centros de formação anunciados no programa já foram construídos?  Quantas das 49 bibliotecas escolares “faróis” da educação já estão prontas e em funcionamento e quanto do recursos destinado ao programa já foram gastos?
(Do site O Maranhão da gente.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário