quinta-feira, 5 de abril de 2012

Um ano sem Jackson Lago


Por Roberth Lobato

Ex-Governador Jackson Lago
Uma das coisas que tenho orgulho na minha vida é de ter conhecido e pertencido ao círculo de amizade do governador Jackson Lago, a quem aprendi a admirar desde os tempos de movimento estudantil nos anos 80, mesmo sem nunca ter sido filiado ao PDT.

Jackson era uma pessoa exemplar em todos os aspectos: pessoal, familiar, humano, político… Um homem público da mesma envergadura de Brizola, Darcy Ribeiro, Neiva Moreia e tantos outros contemporâneos de luta trabalhista do ex-governador.

Há um ano, completado exatamente ontem, dia 04, o povo maranhense perdia um dos seus maiores símbolos aas lutas populares do estado.

Combatente do bom combate, ético, defensor implacável da liberdade e da democracia, Jackson Lago dedicou a maior parte da sua vida na luta para construir um Maranhão mais justo socialmente e economicamente desenvolvido.

Eleito governador em 2006, o líder trabalhista tinha a oportunidade de colocar em prática, não somente os seus sonhos de homem comprometido com as boas causas que dão sentido à vida, mas um projeto de vida para o povo maranhense.

Foram apenas dois anos de governo Jackson Lago, mas o suficiente para que o Maranhão pudesse perceber que o nosso estado tem jeito. Infelizmente, qualquer avaliação em profundidade do seu governo fica prejudicada por conta do duro golpe que sofreu a partir da cassação arbitrária e injusta do seu mandato pelo TSE, justamente quando muitos projetos estavam sendo tocados pelo governo trabalhista, entre eles a construção dos hospitais regionais.

Jackson Lago faz falta. Pelas circunstâncias em que partiu fica a dúvida se morreu de “morte morrida” ou de “morte matada”, como se diz popularmente, pois se é verdade que o ex-governador já estava em estado de saúde comprometido, não é menos verdade que o duro golpe sofreu em abril de 2009 pode ter acelerado o seu estado de enfermidade, sem falar que a sua candidatura a governador também colaborou para agravar as coisas, uma vez que impôs um ritmo que o velho lutador maranhense definitivamente não aguentava mais.

Vai demorar a aparecer no Maranhão um líder popular e carismático como inesquecível Jackson Kleper Lago. Que Deus o tenha em bom e merecido lugar nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário