domingo, 25 de setembro de 2011

Poucas e boas da semana que passou...

Aniversário de Cajapió
No último sábado a vizinha cidade de Cajapió esteve completado mais um ano de emancipação política. A cidade que é administrada pelo Prefeito Francisco Xavier Silva Neto, mais conhecido como Chico da Cerâmica, que se diga de passagem viveu parte de sua infância em São João Batista, em companhia de sua tia e mãe de criação Maria José Freire (Zeca de Salomão), promoveu uma grande festa para homenagear a cidade e seus habitantes. Convidada para a festa Zeca esteve em Cajapió em companhia da Drª Nascimento. Dizem que foram muito notadas.
Em tempo: CAJAPIÓ - Cidade com uma população de aproximadamente 8.393 habitantes sendo, 4.305  do sexo masculino e 4.088 do sexo feminino. É município do Estado do Maranhão, localizado na Baixada Maranhense, com cerca de 934 kilômetros quadrados de área. Possui uma densidade populacional de quase 8.99 habitantes por Km quadrado segundo o IBGE. Está localizado em Latitude -02º 52’ 51’ e Longitude 44º 40’ 29’, tendo como municípios vizinhos São Vicente Férrer a 25,1 Km, Bacurituba a 23,1 Km e São João Batista a 34,4 Km.
Aos Cajapioenses nossos sinceros parabéns...

O casamento de Cabeça (I)
Um grande evento marcou o final de semana aqui em São João Batista. O vereador Francisco Furtado Penha, popularmente conhecido por Cabeça (foto), contraiu núpcias com sua esposa Rosa. Após uma convivência conjugal de mais de 20 anos, Cabeça resolveu cumprir a promessa de casamento e decidiu enfrentar o Padre e o Juiz de Paz. Em seu discurso, revelou, emocionado, que conhecera a sua esposa quando esta tinha apenas treze anos. A cerimônia que contou com muitos convidados, aconteceu na Churrascaria Bom-te-vê, empreendimento de propriedade do casal.

O casamento de Cabeça (II)
Um momento alto da cerimônia foi o tradicional “arremesso do buquê”.  Ao ser anunciado o tal feito, logo se aglomeraram várias pretendentes. Conferiu-se mais de duas dezenas de “jovens casadoiras”. Até algumas “jovens” senhoras solteiras arriscaram um voo de goleiro, no afã de pôr a mão no buquê.  Apesar do esforço de todas e do desejo comum em ver se tornar realidade uma “crença” do imaginário das mulheres, o buquê foi pego por uma jovem desconhecida que demonstrou mais vigor físico do que as demais.

Em lugar do Padre
Um fato engraçado aconteceu durante a solenidade de casamento do vereador Cabeça. O noivo apressado pela realização da cerimônia, buscou logo o início da solenidade. E para dar início, pediu que um garoto fosse chamar o padre que já se encontrava no local juntamente com muitos dos convidados, o juiz de paz  e os padrinhos. Todos em pequenos grupos de amigos conversavam, quando o responsável pelo chamamento do padre, se aproximou e um senhor careca e disse em tom ordeiro:
- Senhor Padre, o noivo Cabeça está lhe chamando. Ele disse que está na hora de começar o casamento.
Todos em volta caíram em estrondosa gargalhada. O senhor careca a quem o menino se dirigira era nada mais, nada menos que o empresário Brás Serra, padrinho de casamento dos noivos.
O fato fora logo explicado, porque no imaginário infantil os padres geralmente são carecas. Ainda assim o fato arrancou muitos risos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário