quinta-feira, 26 de maio de 2011

É só uma opinião!

Li a notícia acerca da inauguração de mais uma biblioteca para São João Batista e confesso que cheguei até a ficar contente. Afinal de contas é mais uma opção de espaço de leitura e pesquisa que passam a ter os leitores e estudantes joaninos. Mas confesso que em mim também passou uma réstia de tristeza. E eu explico.
É que na verdade, o governo perde uma oportunidade de dinamizar as ações do governo. Perde-se a oportunidade de se descentralizar os benefícios e fazer chegar até aos outros, aquilo que está de mais imediato ao alcance dos que residem na sede. Perde-se, acima de tudo, a chance de se fazer política. Deixa-se passar enfim uma sacada inteligente. Afinal a sede do município já desfruta de uma imponente biblioteca: o Farol da Educação, ainda que este ande um tanto apagado em sua existência, dado a falta de manutenção e incremento de seu acervo. Talvez fosse a hora de estender ou possibilitar a outros núcleos populacionais esta nova biblioteca. Quem sabe em Olinda dos Aranhas! (Uma sugestão apenas). Atenderia certamente a uma clientela nova; a um contingente de muitos alunos que, residindo em povoados vizinhos, certamente teriam ali, próximo de suas casas, a possibilidade de maior acesso à leitura, à pesquisa e à realização de tarefas escolares.
É certo já era hora de dar uma utilidade prática ao “stand”, uma espécie de monumento que nunca atingira seu verdadeiro objetivo de existência. Ou nunca a população entendera pra que realmente aquilo servia. Nos últimos tempos, é bem verdade, servia como banheiro público. Mas ainda assim, talvez outra destinação lhe caísse melhor. Enquanto a nova biblioteca poderia ser um exemplo de que um governo precisa ser como um artista: deve ir aonde o povo está.
No entanto, de todo, louva-se a ideia de proporcionar ao povo de São João Batista, a possibilidade do exercício da sabedoria. Ainda que seja assim...
É minha opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário