segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CRUELDADE EM SÃO JOÃO BATISTA

Sempre achei que a educação moderna precede a diálogos abertos e francos com os filhos, entretanto, quando estes são pequenos e muito travessos, umas palmadas não fazem mal a nenhum menino. Nada comparável com a monstruosidade que estampou as manchetes dos jornais e sites na iternet.
Este fato degradante e monstruoso aconteceu em São João Batista, que na calmaria do seu dia a dia, não imaginara que um menino, nada mais que um menino, pudesse ter sofrido tamanha monstruosidade, e o que é pior, praticada por quem tinha o dever de lhe dar amor e carinho, a sua mãe.
Dessa forma reproduzo aqui reportagem do imirante.com que ao lado das imagens mostram o caso em si.
24/08/2009 - 17h41

Menino torturado pela mãe voltou hoje para São João Batista

Ele está na casa de uma vizinha. O delegado tem 10 dias para concluir o inquérito.

Roberta Gomes/Imirante

SÃO LUÍS - O menino de sete anos, torturado pela mãe e por um vizinho no último sábado (22), já voltou para o município de São João Batista (296 km de São Luís). Ele estava internado no Hospital Materno Infantil para tratar as feridas e marcas deixadas pela tortura. A mãe, Antônia Santos Silva, e o vizinho, José Jerônimo Viana, foram presos em flagrante e estão detidos na delegacia do município, onde ficarão até o julgamento do caso pela Justiça.

O delegado Armando Pacheco, titular da delegacia de São João Batista, informou ao Imirante que o menino está na casa de uma vizinha e está sendo acompanhado por uma psicóloga do município. O caso também está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar de São João Batista.

O menino de sete anos teve suas mãos e pés amarrados, foi chicoteado e ainda teve o calcanhar furado com um espeto de churrasco quente. Ele contou ainda que a mãe e o vizinho megulharam, várias vezes, sua cabeça em um balde com água, deixando-o sem respirar.

Inquérito

De acordo com o delegado, o prazo para conclusão do inquérito sobre o caso de tortura é de 10 dias, a contar do dia do flagrante, feito no sábado. Sendo assim, o delegado Armando Pacheco tem até a próxima segunda-feira (31) para concluir as investigações.

"Já estou ouvindo testemunhas e muitas estão contanto episódios anteriores de tortura da mãe e desse vizinho com o menino. Tentarei ouvir o máximo de pessoas nos próximos dias para oferecer um inquérito bem estruturado", declarou o delegado Armando Pacheco.

Segundo delegado, foi ouvido, na tarde desta segunda-feira (24), o vizinho do menino, que fez a denúncia à polícia no último sábado. Ele contou, de acordo com o delegado Pacheco, que nas últimas semanas o menino havia sido torturado por Jerônimo Silva no meio da rua. Ele teria derrubado o menino e pressionado o pé no pescoço da criança. As informações repassadas à polícia pelas testemunhas é que o menino ficava na casa desse vizinho enquanto a mãe saía para trabalhar.

José Jerônimo Silva já está com um advogado de defesa, que de acordo com o delegado, já conseguiu seis testemunhas de defesa. Armando Pacheco, contudo, diz que não tem como reverter a confirmação da tortura. A mãe do menino, Antônia Santos Silva, não tem ainda advogado de defesa. Os dois continuarão presos em São João Batista.

2 comentários:

  1. Meu caro JB, é inacreditável, acreditar que esse episódio teria ocorrido em nossa bela , pacata e pacifica cidade do nosso Estado, chamado São João Batista.Há que ponto chegamos, e muito pior ainda , o que teria levado esta insana "cidadã",a praticar tamanho ato de tortura com uma criança pobre e indefeza, que estaria ali, exatamente, sedenta por receber tudo ao contrário do que recebera, ou seja, (paz, amor, carinho, educação, lazer, saúde, alimentaçãoe e por último, total proteção)....As interrogativas, a meu ver, jamais se sustentaria em qualquer tese do inesplicável.Nós que conhecemos , o noso povo, profundamente, qualquer comparação do perfil desta violência, justamente lá em nosso lugar,inacreditavelmete, nenhum de nós, um dia sequer, haveríamos de acreditar no que realmente, estamos assistindo pela imprensa.É imperioso, que após conclusão do inquérito policial, em vias de finalização, possamos realizar, em comunhão com as autoridades locais, quer seja ele(a) politica,as entidades eclésias de base, um conselho comunitário,de psicólogos e terapeutas , pra chegarmos efetivamente, não só empirica, mais cintificamente, qual teria sido o verdadeiro motivo, que levou a esta senhora, com ajuda de um parceiros,à prática deste crime violento,danoso e doloso com requintes de crueldade ,que expós esse clima social, por que passa nossa cidade para todo Brasil..E desta forma, com base em dados reais,"entendê-la", tirarmos lições e evitar que outros crimes desta natureza,venham nos envergonhar, como cidadãos de bem,e que tanto amamos uma outra terra, que não está noticiada de forma vergonhosa na imprensa deste Estado..

    ResponderExcluir
  2. muito me admira o delegado que chegou em sao joao batista dizendo ser um seguidor da lei, e no entanto está infringindo a costituiçao federal, induzindo o juiz em um flagrante irregular do senhor geronimo cidadao debem nunca teve envolvivento com ajustiça e baseado apenas no depoimento de uma testemunha que costuma mandara vitima furtar sau mae para o mesmo comprar dogra, mas averdade vem atona, com so depoimentos dos vizinhos que tambem estao revoltado com aprisao irregular e ilegal degeronimo, pelo delegado armando.Mas provado a inocencia do acusado o mesmo poderar entar com uma açao contra o delegado por abuso de altoridade,assina morador do arrebenta.

    ResponderExcluir