Figuras de Proa




João de Agenor


Este é por demais merecedor de ilustrar a nossa galeria de homens probos. É uma das nossas ilustres “Figuras de Proa”. Trata-se de “Seu João de Agenor”, como nós mais o conhecemos. Na verdade João Penha Dominici  traz a marca de dois nomes das mais distintas e tradicionais famílias que compõem o universo da nossa sociedade: os Penhas e os Dominicis. Seu João é hoje um senhor de 87 anos. Foi casado com Dona Neuza (já falecida) com quem teve 14 filhos. Seu João sempre teve um jeito muito particular de falar das coisas da vida. Foi por muitos anos Escrivão de justiça do Cartório do 2º ofício. Foi pelas mãos dele que muitos dos joaninos tiveram o seu registro de nascimento. 

Exerceu também cargos públicos eletivos no princípio de nossa política. Foi vereador da 2ª legislatura (......) e logo em seguida Vice-Prefeito ao lado do Drº Luiz Figueiredo, na gestão de 1969 – 1972. Hoje é aposentado e reside ainda na mesma casa da Rua Getúlio Vargas, e bastante lúcido relembra ainda os bons momentos da vida joanina. Este Blog tem a satisfação de emoldurar-se com este respeitado cidadão, que é digno do respeito e admiração de todos nós joaninos. E assim nós vamos formando a nossa galeria de homens e mulheres que dignificam a nossa terra. Seu João de Agenor é sem dúvida uma grande “Figura de Proa”. A ele a nossa homenagem.

 (postado em 23 de Setembro de 2012)


SEU MUNDICO

Este é mais uma Figura de Proa. Aliás uma das mais esperadas aqui nesta galeria de ilustres mortais. Trata-se de Raimundo Martiniano Nunes. Quer dizer: Seu Mundico. Nascido lá pra bandas dos verdejantes campos de São João Batista, no povoado denominado Madeira, Seu Mundico hoje é morador daqui da nossa sede. É aposentado rural e servidor municipal. Sempre foi figura presente entre nós, desde os tempos de balconista nos comércios de Merval Figueiredo e Benedito de Dedé. Seu Mundico tem muitas qualidades. É devoto de São Gonçalo do Amarante, em cujo festejo atua como balhante-guia. Tem por gosto a pescaria noturna e a poesia. Seu Mundico, com a devida permissão, é por nós homenageado como mais uma figura deste interminável álbum de grandes joaninos.
 (Postado em Junho de 2012)

CHICO DE LINDOCA


Este é uma figura de comando desta nau imaginária que carrega só os verdadeiros amigos, dos mais simples aos mais ilustres. Trata-se de João Francisco Araújo Figueiredo, mais conhecido como Chico de Lindoca. Nascido e crescido na “Baixinha de Biné”, Chico desde muito cedo se mostrou cheio de talentos. Muito versátil, sempre foi a razão das alegrias de muita gente. Ainda menino costumava imitar os personagens caricatos da época, como Pantaleão, personagem de Chico Anísio, do Programa Chico City. Desde então Chico sempre é “persona grata” nas rodas de amigos. Piadista, versiador, prosador, contador de causos, Chico sabe de cor as hilárias e boas histórias da nossa gente e da nossa política. Depois de uma rápida passagem por Brasília, onde fixou residência por um certo tempo, Chico hoje tem residência aqui mesmo em São João Batista, onde tem militância política. Já foi vereador da Câmara de São João Batista, onde assumiu na condição de suplente. É casado com a Professora Cristina Figueiredo, que também já exerceu mandato de Vereadora na cidade. Atualmente Chico exerce importante cargo na administração municipal. Chico de Lindoca ilustra esta galeria de pessoas que fazem a nossa história. Este é uma Figura de Proa!!
(Postado em 12 de Outubro de 2011 – Dia das Crianças)



EVARISTA MADEIRA (Varistinha)

FIGURAS DE PROAEsta é uma figura das mais conhecidas. Trata-se de Evarista Madeira, Mais conhecida por Varistinha. É uma pessoa simples de convivência familiar e amiga. Já vive há muito tempo nos meios e nas lides do lar. Já esteve como ajudante de casa de muitas familias, desenvolvendo tarefas de cozinheira, lavadeira, arrumadeira, passadeira, etc. Sempre teve suas vaidades, apesar dos bons anos ja vividos, Varistinha é adepta dos brincos, colares e pulseiras. É uma das últimas remanescentes do grupo de "caixeiras" de Divino Espírito Santo. É amiga da gente e representa a simplicidade do nosso povo. É justa a homenagem a gente simples. Assim como Varistinha que é sem dúvida também "uma figura de proa".

(Postado em 15 de Agosto de 2011  e retirado em 12 de outubro de 2011)