Gente da gente


JOÃO DE AGENOR

João Penha Dominici
Esta coluna tem a honra de prestar uma justa homenagem. É igualmente “gente da gente”, como muitos que haverão de ainda estar aqui. Este é por demais merecedor de ilustrar a nossa galeria de homens probos. É uma das nossas ilustres “Figuras de Proa”. Trata-se de “Seu João de Agenor”, como nós mais o conhecemos. 

Na verdade João Penha Dominici, seu nome completo,   traz a marca de dois nomes das mais distintas e tradicionais famílias que compõem o universo da nossa sociedade: os Penhas e os Dominicis. Seu João é hoje um senhor de 87 anos. Foi casado com Dona Neuza (já falecida) com quem teve 14 filhos. É extensa a sua prole: Vagui, Maria, Agenor, Fan, Nena, Técio (Riba), Katié, Gato, Robson, Lúcia, Uira e Vânia, todos vivos. Além de Rosa e Carlos já falecidos.

Seu João sempre teve um jeito muito particular de falar das coisas da vida. Foi por muitos anos Escrivão de justiça do Cartório do 2º ofício. Foi pelas mãos dele que muitos dos joaninos tiveram o seu registro de nascimento. 

Seu João e uma de suas netas
Exerceu também cargos públicos eletivos no princípio de nossa política. Foi vereador da 2ª legislatura (......) e logo em seguida Vice-Prefeito ao lado do Drº Luiz Figueiredo, na gestão de 1969 – 1972. Da sua geração são poucos os que ainda estão vivos. Seu João é um registro vivo da história inicial de São João Batista. Na vida pública sempre foi partidário do velho Chiquitinho Figueiredo.

Hoje é aposentado e reside ainda na mesma casa da Rua Getúlio Vargas, e bastante lúcido relembra ainda os bons momentos da vida joanina. Tem como extensão de sua família mais de duas dezenas de netos e bisnetos.

Este Blog tem a satisfação de emoldurar-se com este respeitado cidadão, que é digno do respeito e admiração de todos nós joaninos. E assim nós vamos formando a nossa galeria de homens e mulheres que dignificam a nossa terra. 
Seu João de Agenor é sem dúvida “gente da gente”. A ele a nossa homenagem.






SEU MUNDICO

Seu Mundico
Este é mais uma gente da gente. Aliás, uma das mais esperadas aqui nesta galeria de ilustres mortais. Trata-se de Raimundo Martiniano Nunes. Quer dizer: Seu Mundico. Nascido lá pra bandas dos verdejantes campos de São João Batista, no povoado denominado Madeira, Seu Mundico hoje é morador aqui da nossa sede. É aposentado rural e servidor municipal. Sempre foi figura presente entre nós, desde os tempos de balconista nos comércios de Merval Figueiredo e Benedito de Dedé. 
Seu Mundico tem muitas qualidades. É devoto de São Gonçalo do Amarante, em cujo festejo atua como balhante-guia, diga-se de passagem, um dos únicos ainda na ativa. Tem por gosto a pescaria noturna. É exímio pescador de bagrinho na barragem da raposa. Dizem que outras de suas paixões é a poesia.
Seu Mundico sempre teve militância partidária, nunca quis ser candidato a nada. Secretariou por muitas vezes as agremiações partidárias em que esteve filiado. Foi sempre um fiel escudeiro do grupo do qual participou. Hoje já cansado de guerra, não se vê mais estimulado para essas lides. Acumulou ao longo dessa luta, além do aprendizado, algumas ingratidões.
É hoje casado com a Professora Cléia Moreno. Seu Mundico, com a devida permissão, é por nós homenageado como mais uma figura deste interminável álbum de grandes joaninos. Tem a honra de tê-lo como amigo.
Seu Mundico é também Gente da Gente.




CHICO DE LINDOCA

Chico de Lindoca
Seu verdadeiro nome é João Francisco Araújo Figueiredo, porém é mais conhecido como Chico de Lindoca.  Orgulha-se dos sobrenomes que traz consigo. Araújo da parte direta de Biné Araújo, seu avô e um dos primeiros moradores e comerciante de São João Batista. Figueiredo da também parte direta dos “figueiredos” de São João Batista, cuja descendência está no seu avô Mundico Figueiredo, ou Mundico de Buca.
 Nascido e crescido na “Baixinha de Biné”, Chico desde muito cedo se mostrou cheio de talentos. Muito versátil, sempre foi a razão das alegrias de muita gente. Ainda menino costumava imitar os personagens caricatos da época, como Pantaleão, personagem de Chico Anísio, do Programa Chico City.
Apresentou como poucos para a sua época um dom de locutor esportivo e costumava narrar as peladas no campo da Baixinha, ou até se aventurava a transmitir os jogos do campeonato municipal daquela época que tinha como os grandes times, o Cruzeiro, o Nacional, o Lasagna, estes da sede, além dos times dos povoados de Alegre, Raposa e Romana.
O microfone era uma tambueira. E tinha até aqueles que o incentivavam. E assim foi o Chico menino. Entre uma felicidade e outra Chico foi tornando-se homem. Mas manteve sempre o espírito apurado para o “repente” e o “sarcasmo”.
Desde então Chico sempre é “persona grata” nas rodas de amigos. Piadista, versiador, prosador, contador de causos, Chico sabe de cor as hilárias e boas histórias da nossa gente e da nossa política. Enaltecedor das grandes inteligências joaninas, Chico costuma recitar os memoráveis versos do poeta joanino Vandinho Perrete que diz mais ou menos assim:
Este São João que ora vejo,
Não é aquele São João que outrora vi,
Que pena, que descaso, Meu São João
Fizeram teus filhos de ti..!

(........)

“Palmerais da minha terra
Que coberto pela várzea estais...
Tu que és fértil pelo inverno,
E pela seca ainda mais”

Depois de uma rápida passagem por Brasília, onde fixou residência por um certo tempo, Chico hoje tem residência aqui mesmo em São João Batista, onde tem militância política. Já foi vereador da Câmara de São João Batista, onde assumiu na condição de suplente. É casado com a Professora Cristina Figueiredo, que também já exerceu mandato de Vereadora na cidade. Do casal nasceram os filhos Américo, Hugo e João Marcos.
Atualmente Chico exerce importante cargo na administração municipal. Chico de Lindoca ilustra esta galeria de pessoas que fazem parte da nossa história.
Chico de Lindoca é Gente da Gente.



 GATO DOMINICE



Gato Dominice
Arionaldo Martins Dominice, o nome não tem nada a ver com o apelido. Gato. É assim que ele é mais conhecido. Filho de seu João de Agenor e de Dona Neuza (Dedé), já falecida. È irmão de uma prole de muitos. Herdou este apelido por ter desde tempo de infância apresentado comportamento irrequieto e astuto. Não se sabe ao certo quem primeiro o apelidou assim. Relato do próprio apelidado diz ter sido Peroba o autor de certeira nomenclatura.
Este é "incomparável". Uma figura que não poderia deixar de brilhar na galeria dos notáveis de São João Batista. Falar de Arionaldo Martins Dominice é dizer pouco para o que vale este amigo do peito.
Gato Dominice é um joanino que tem a cara da sua terra e da sua gente. É amigo, é solidário, desprovido de qualquer réstia de orgulho. Aliás, seu único orgulho é ter nascido nesta terra abençoada (São João Batista/Maranhão) e fazer muitos amigos. Foi por muitos anos serventuário da justiça. É apaixonado por Futebol, ainda que não tenha sido nenhum craque. É casado com Dadá com a qual possui quatro filhos: Técio, Vandinho, Sissi e Carol
Escolhi o amigo Gato para inaugurar esta página “Gente da gente”, que tem o objetivo de registrar as figuras de proa do nosso município. A galeria é extensa.  São muitos. Nesta página, permite-se detalhar  os aspectos pessoais do nosso homenageado. Este "blog" vivencia sua consolidação como um espaço da nossa gente. Aqui haverão de ser publicadas as histórias de gente que, como a gente, fazem a “gente da gente”.
Muitas histórias hilariantes marcaram a infância  de Gato. Uma delas, o casal de pombos  que o mesmo ganhara de um velho amigo que residia no povoado de Pedras. Outra não menos desconcertante é a história da primeira calça comprida que ganhara de sua irmã Nena. Buscaremos a devida permissão para poder contá-las.
Uma das grandes paixões de Gato é o futebol. Flamenguista e Sãopaulino do roxo. Fundou e manteve por muito tempo o time do Guará Esporte Clube. Criou e treinou várias escolinhas de futebol.  
Gato Dominice é gente da gente!