segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Juca, o moço velho

Por Gracilene Pinto

Juca era “moço velho”, como se chama no interior do Maranhão o homem que não casou nem se amancebou. Diziam que o velho havia morado uns meses com uma moça muito bonita para os lados do Pará. Morena carnuda, descendente de índios; cabelos negros longos a descer sobre os peitos firmes e pequenos; cintura fina; coxas fornidas, bunda bem torneada, e se mostrava muito apaixonada por Juca. Porém, logo na primeira viagem que o homem precisou fazer, a mulher sentiu que seria dura a solidão de uma noite inteira sem uma costela a dividir a rede e convidou um sujeito para dormir com ela na própria casa onde morava com o companheiro. Dormiram juntos em uma das redes de Juca.

Em situações desta natureza, o marido até pode não ser o primeiro a saber, mas sempre termina sabendo. De um jeito ou de outro. E no caso em pauta, quando Juca voltou de viagem não faltou quem lhe contasse todo o acontecido.

Juca, um baixinho valente como o não sei o que diga, ao princípio sentiu vontade de matar os dois. Ou, pelo menos, de dar uns tabefes na manceba, para que aprendesse a respeitar cara de homem.

Onde já se viu, uma sujeita vagabunda daquelas, a quem tirara de uma choupana miserável e tratara com toda dignidade, como agradecimento lhe enfeitar a testa com um par de chifres logo na primeira oportunidade, sujando seu nome e ferindo sua dignidade ao impingir-lhe o epíteto de corno?! Só com sangue é que os machos de verdade lavavam a honra em casos destes.

Porém, Juca refletiu melhor. Pensou que se matasse um dos dois, ou os dois, seria preso e iria estragar sua vida. E porquê? Por causa de uma mulher à toa, que não lhe merecia sequer um olhar, um pensamento. Por outro lado, nem chegara a casar-se com a rapariga, afinal. E se não casou, não era marido. Chifre quem leva é marido, ora bolas! Se não era marido, também não podia ser corno. Pensando assim, não havia qualquer desonra para ele na traição da sujeita, não é mesmo?

Então, como era Juca um homem temente a Deus, de grande religiosidade, daqueles que não dormem sem rezar o Rosário de Nossa Senhora, pois até mesmo era membro da Legião de Maria, além de cidadão honrado, seguidor das leis de Deus e dos homens, mais kelseniano impossível existir, pois para ele o “dura lex sed lex” era código de honra, pensou melhor e decidiu não fazer nada.

Quer dizer, não fazer nada, vírgula. Juca tomou uma medida menos drástica. Simplesmente, mandou a mulher embora e queimou a melhor rede da casa, uma peça artesanal branca tecida com finíssima linha de algodão, com um varandão enorme que trazia até o nome do dono no bordado de preenchimento. Verdadeira obra de arte!

Tempos depois, ao tomar conhecimento dos fatos, o irmão mais velho de Juca riu muito caçoando da bobagem do mano em queimar uma obra de arte do tear como aquela. Mandasse a mulher embora, mas deixasse a rede. Diminuiria o prejuízo.

(Trecho do livro O QUARTO MARIDO de Gracilene Pinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário