segunda-feira, 2 de novembro de 2020

DIA DE FINADOS, DIA DE SAUDADES!

 Por  Marcondes Serra Ribeiro

Neste saudoso dia dedicado a nossos entes queridos que já partiram para outro plano, rendamo-nos às lembranças saudosas e prestemos-lhes respeitosamente as reverências merecidas!

O peso dorido da perda alivia, amaina-se com o tempo, mas as lembranças, guardadas ternamente, sempre nos acompanharão e despertarão por muitas eventuais razões: uma data, um espaço, uma música, uma palavra, um objeto, um gesto, a solidão e suas consequentes divagações ... e as saudades vêm e dominam-nos, enleva-nos, entristece-nos em carências doridas da presença daqueles entes amados que não mais estão entre nós. Então, choramos mansamente afetuosos e até sorrimos ternamente algumas vezes, envolvidos pela pungente reconsolidação que se estabelece a cada oportunidade em que aflora uma saudosa lembrança. Uma demonstração singela de gratidão à importância de cada ausente em nossas vidas!

Aprendi que os finados não estão nos sepulcros, mas em nosso coração.

Sepultamos a parte inerte e sem vida que não pode continuar conosco, porque o tempo rapidamente deteriora - prova maior que é valiosíssima a abstrata essência dos seres humanos e que a imagem, o corpo, a matéria que envelhece, enfraquece, perece e apodrece, vale bem menos. 

As pessoas que amamos são inesquecíveis, estão conosco, amadas de outra forma, um amor saudoso e depurado, alimentado pelas ternas lembranças, regado pelas lágrimas fluentes dos olhos impossibilitados de alcança-las, pois estão acima das condições de nossos limitados sentidos, um amor ascendente do passado, cultuado no presente e assegurado pela continuidade da vida - enquanto por aqui estivermos.

Hoje, Dia de Finados, manifestemos-lhes saudosamente nossos sentimentos e preces, roguemos a Deus Pai Todo Poderoso, Jesus Cristo, Virgem Maria e todos os Santos que lhes concedam a remissão dos pecados e acolhimento no Reino dos Céus,

Amém!

Descansem em paz, Amados Eternos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário