quinta-feira, 22 de outubro de 2020

A tomada de decisão e os formadores de opinião

 Por Marcondes Serra Ribeiro

Em muitas oportunidades, não poderemos dizer, por falsa modéstia, que nada sabemos. Somos profissionais da educação e, entre nós, alguns estão professorando há muito tempo! O exercício digno de nossas atribuições concede-nos a primazia das responsabilidades educativas fundadas no conhecimento dos conteúdos trabalhados. Acrescentemos à militância pedagógica, o tempo de vida, a experimentação das mais diversas situações, as lições de cada uma, o aprendizado que se passa e que também fica - os valiosos ganhos abstratos do balanço onde as perdas materiais são tantas e os desgastes sentimentais constantes.

Neste tempo de escolhas, que incidirá diretamente sobre a qualidade de nossa vida, de nossa família e nosso povo, não fiquemos acomodados, copiando  e repetindo humildades filosóficas que subestimam nossa vaidade em relação ao valor das realizações, êxitos pessoais e profissionais e levam-nos à incursão no comedimento determinado pelas expectativas das circunstâncias soberbas d’alguns “importantes candidatos”. Bem ao contrário, firmemo-nos em nosso compromisso de formar opiniões e tomemos racional posição que nos garanta o necessário e merecido: saúde saudável, educação educada, saneamento básico apropriado ao nome - em níveis mínimos de eficiência, segurança confiável, incentivo ao empreendedorismo que gere emprego e renda, necessidades que vivenciamos ao longo do tempo e que precisam ser supridas com políticas públicas eficientes - obrigatoriedades normalmente descumpridas pelas gestões públicas.

Como formadores de opinião, estamos em época de assumir essa responsabilidade e ajudar a eleger aqueles que estejam mais preparados para conduzirem nosso município!

O voto mais consciente precisa ser nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário