segunda-feira, 15 de abril de 2019

Professor responde a Eduardo Bolsonaro


Ao senhor Eduardo Bolsonaro,
Não vai ser possível te fazer compreender a grandeza de Paulo Freire nesses poucos parágrafos, pra isso seria necessário o senhor ler os livros dele antes de se propor a falar sobre o que você não entende. Mas posso tentar te ajudar a saber um pouco melhor quem foi Paulo Freire, um homem de espírito grande, e livre de muitas das amarras do ego que a maioria de nós trazemos.
Patrono da educação brasileira, Paulo Freire é o acadêmico brasileiro mais homenageado de todos os tempos, com títulos de Doutor Honoris Causa em 29 universidades da Europa e da América, além de centenas de outras menções e prêmios internacionais, entre eles o prêmio Educação pela Paz, da UNESCO, que Freire recebeu em 1986.
De acordo com levantamento do pesquisador Elliott Green, professor da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado do mundo em trabalhos acadêmicos da área das ciências humanas.
Sua obra 'Pedagogia do Oprimido' é o único livro de autor brasileiro na lista dos 100 livros mais pedidos em universidades de língua inglesa pelo mundo. E quando consideramos apenas os autores da área da Educação, o livro de Paulo Freire é o segundo livro mais consultado em bibliotecas de língua inglesa do mundo inteiro.
Na década de 1960, Paulo desenvolveu uma metodologia que alfabetizou 300 cortadores de cana no Rio Grande do Norte em 45 dias. Isso só foi possível porque a metodologia de Freire baseou-se nos contextos e saberes de cada comunidade, respeitando as experiências de vida próprias de cada indivíduo e utilizando estas sabedorias locais para otimizar os processos de alfabetização. Foi então convidado para preparar o Plano Nacional de Alfabetização, no governo João Goulart, que previa a ampliação da sua metodologia para formação de educadores em escala nacional. Porém, o Golpe Militar interrompeu esse plano, Paulo Freire foi preso por 70 dias e posteriormente exilado do país. Em 1968, Freire foi convidado para ser professor visitante na Universidade Harvard, Estados Unidos.
Atualmente, há instituições de ensino que seguem o método Paulo Freire em diversos países. É o caso da Revere High School, escola em Massachusetts que em 2014 foi avaliada como a melhor instituição pública de Ensino Médio nos Estados Unidos.
Não é nenhuma surpresa que seu Jair "queremos-uma-garotada-que-não-se-interesse-por-política" Bolsonaro queira acabar com a influência de Paulo Freire na educação brasileira. O próprio Freire explicou antecipadamente essa intenção de Bolsonaro numa frase bem didática:
"Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica" (Paulo Freire)
É verdade que infelizmente as ideias de Paulo Freire não foram amplamente colocadas em prática no Brasil. Se nossas escolas tivessem realizado concretamente a ideia de educação para o pensamento crítico e libertário de Paulo, provavelmente o senhor Eduardo Bolsonaro e seu pai jamais teriam sido eleitos representantes do povo brasileiro. Então não surpreende de nenhuma forma que o senhor e seus eleitores não conheçam bem o trabalho de Paulo Freire.
Você, seu pai e Olavo propõem acabar com a influência de Paulo Freire na educação brasileira alegando que ele teria "acabado com o nosso ensino". O engraçado é que as ideias de Paulo Freire, tendo sido muito mais aplicadas no exterior do que no Brasil, de nenhuma forma acabaram com a qualidade do ensino dos seguintes países:
Austria - Instituto Paulo Freire
http://www.pfz.at/
Alemanha - Paulo Freire Kooperation, Oldenburg
http://www.freire.de/
Finlândia - Paulo Freire Center
http://www.kriittisetpedagogit.fi/
Holanda - Centro Paulo Freire, Vrije Universiteit Amsterdam
https://www.vu.nl/…/about-vu-amsterdam/facul…/cpf/index.aspx
Inglaterra - Freire Institute, University of Central Lancashire
http://www.freire.org/
Estados Unidos - Paulo Freire Democratic Project, Chapman University
https://www.chapman.edu/…/centers-a…/paulo-freire/index.aspx
Canada - The Freire Project
http://www.freireproject.org/
França - Institut International bell hooks - Paulo Freire
https://emancipaeda.hypotheses.org/
Itália - Istituto Paulo Freire
http://paulofreire.it/
Portugal - Instituto Paulo Freire
http://www.ipfp.pt
África do Sul - Paulo Freire Project, University of KwaZulu
http://cae.ukzn.ac.za/PauloFreireProject.aspx
Portanto, seu Eduardo, me diga você quais foram os prêmios, as menções honrosas internacionais, o reconhecimento acadêmico ou mesmo prático de Olavo de Carvalho em alguma fila de pão do Brasil profundo, e então voltamos a conversar.
Desejo humildade e sabedoria pro senhor.
Prof. Rafael Dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário