segunda-feira, 20 de novembro de 2017

... E já se vão 40 anos!

Sabe-se que o tempo passa rápido, voa como diriam alguns poetas, mas a verdade é que a gente sempre se surpreende quando se dá conta dos anos de existência de algo ou de alguém. Confesso que me surpreendeu o 40º aniversário da Escola Acrísio Figueiredo. E lembro bem como ela surgiu...

No meu querer de menino, juro que que não me agradou muito a ideia de perder o campo de bola que ficava por trás da minha casa. Era um pulo só, e lá estava eu junto aos companheiros da pelada no sol da tarde. O campo de futebol ali instalado fora uma empreitada de muitos meninos peladeiros. O terreno desmatado fora aos poucos tomando forma pelas mãos de nós, que queríamos o nosso campinho. O propósito da aquisição do terreno pelo poder público municipal era esse mesmo, transformá-lo em campo de futebol, pois o então lugar de jogos oficiais, tinha cedido espaço para a construção da maternidade municipal ainda pelo prefeito Luiz Figueiredo.

O novo campo ali feito foi palco da era gloriosa do futebol joanino. Ali viu-se o esplendor das jogadas de muitos craques nossos. Times que empolgavam com um futebol que encantava suas torcidas. Como esquecer dos times do Cruzeiro, Nacional e Lasagna. Os grandes campeonatos realizados por times da sede e da zona rural, revelando sempre craques da bola. A implantação e a oficialização daquela nova praça de jogos esteve sobre a responsabilidade do então prefeito Jorge Figueiredo, que até mandou cercá-lo certa vez com paus de mangue com o propósito de evitar que o gado não escavasse e sujasse tanto.

Tudo ia bem até que mais uma vez o velho campo de futebol cedia seu espaço. Desta vez para uma escola. Era o ano de 1977. O prefeito municipal já era Nhozinho Figueiredo. A justificativa era plausível e mais que justa. O velho Grupo Escolar Estado de Santa Catarina já não comportava a demanda sempre crescente de crianças que ascendiam ao ensino de primeiro grau, como assim era denominado todo o ensino fundamental à época.

Fachada da Escola Acrísio Figueiredo /São João Batista
Não sei ao certo quanto tempo levou a construção da nova escola que ao ser inaugurada no ano de 1977 recebera a denominação de Unidade Escolar Acrísio Figueiredo. E começou a funcionar logo no ano seguinte, em 1978. A demanda era sobretudo alunos das séries iniciais (1ª a 4ª séries).

A nova escola ali implantada deu uma nova dinâmica para a cidade. Ao lado da já existente Escola Municipal Presidente Médice, a unidade estadual de ensino redesenhou o espaço estudantil. Funcionando nos três turnos a Escola Acrísio Figueiredo logo passou a ofertar um maior número de vagas para as séries iniciais, nos turnos matutino e vespertino, e a implantação do ensino de Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno. A primeira gestora a iniciar com todo este funcionamento fora a professora Florita Bitencourt. Na sequência outras nobres professoras empenharam-se em dar o melhor de si na gestão escolar, como as professoras Dona Viana, Dona Creusa, Vilma, Nonoca, Dona Filomena, Rosa, Ana Lúcia, Jocione e hoje o professor Saulo.

Como memorialista faço estas referências para saudar a Escola Acrísio Figueiredo na passagem dos seus quarenta anos. Mas como pai, tenho um voto de gratidão às professoras que ensinaram a meu filho, Randolfo, pois entre 1993 a 1996, quando residia e estava à frente da educação municipal de São João Batista, foi lá, que ele sequenciou seus estudos. Hoje, gestor ambiental, ele é só mais um dos grandes nomes que enobrecem a quadridecana escola estadual da Rua Vereador Pedro Fonseca Lindoso.

Hoje já refeita, a nossa velha escola atende a jovens estudantes do ensino médio que tem o dever e a responsabilidade de continuarem a levar aos píncaros da glória o bom nome e o bom ensino que ali sempre se fizera fecundo.

Parabéns a todos os alunos e professores que fizeram e fazem a história do Acrísio Figueiredo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário