sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Cabeça: um vereador com sete mandatos

Vereador Cabeça
Seu nome: Francisco Furtado Penha, mais conhecido como “Cabeça”, acaba de se eleger para o sétimo mandato de vereador consecutivo, feito este só conseguido até então pelo ex-vereador Santinho Gomes que igualmente colecionou sete mandatos como vereador de São João Batista.

Cabeça elegeu-se para seu primeiro mandato nas eleições de 1992. Na condição de motorista da “Marinete”, um caminhãozinho três-quarto da Prefeitura de São João Batista, que no primeiro mandato de Zequinha Soares (1989-1992), fazia o transporte de passageiros e cargas para São Luís, Cabeça ganhou popularidade. A partir de então, uma vez eleito, cabeça definiu suas bases eleitorais e foi conseguindo um mandato após o outro. Em tempo: a denominação “Marinete”, deveu-se a uma referência a um veículo de transporte de passageiro que existiu na novela global, Tiêta, exibida à época.

Ao longo desses 24 anos de mandato, são muitas as histórias relacionadas ao vereador. Uma dessas histórias, diz respeito a uma de suas eleições quando ainda o voto era através da cédulas eleitorais. O então juiz eleitoral da comarca de São João Batista, Dr. Martinho, certa vez interpretou de modo hilário um determinado voto, dado por um determinado eleitor, a um também candidato à época denominado Piruca. Na confusão, e por não ter o candidato feito tal registro, o Meritíssimo decidiu que o voto seria do vereador Cabeça, pois, segundo ele, é “em cabeça que se bota peruca”.  A decisão causou perplexidade e risos. Mas prevaleceu a sorte do vereador...

Muitos dos seus mandatos foi elegendo-se pelo PMDB. Com passagem por outros partidos, para este sétimo mandato, o vereador acaba de eleger-se pelo PRP.

Cabeça no exercício do mandato, procura ser prestativo e atencioso com seus eleitores. Para este mandato o vereador recebeu 362 votos. Não foi a melhor de suas votações já obtidas ao longo de todos os seus mandatos, mas ainda assim, esta quantidade de votos lhe rendeu um eleição garantida.

Ao nobre vereador - a quem tivemos a honra de ombreá-lo no parlamento joanino, na legislatura de  1997 a 2000 - queremos desejar sucesso no exercício de mais um mandato.

À guisa de informação estes são os mandatos (legislaturas) conquistadas pelo vereador Francisco Furtado Penha (Cabeça): (1993 – 1996), (1997 – 2000), (2001 – 2004), (2005 – 2008), (2009 – 2012), (2013 – 2016) e (2017 – 2020).

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário