sexta-feira, 12 de junho de 2015

Fórum da Baixada reúne com Capitania dos Portos

O Fórum na Capitania dos Portos
Uma comitiva do Fórum em Defesa da Baixada esteve na manhã desta quarta-feira, 10, na Capitania dos Portos onde foi recebida pelo capitão Marcos Tadashi.

Os forenses foram para tratar sobre o funcionamento das embarcações que transportam populares na região. Na semana passada, um naufrágio de uma canoa resultou no afogamento de quatro pessoas em um lago do município de Viana.

A reunião foi considerada positiva pelos integrantes do fórum. Segundos os membros presentes, o comandante Marcos Tadashi foi muito cordial com as questões colocadas pelo Fórum da Baixada no que diz respeito a maior fiscalização e disciplinamento do uso de embarcações enquanto transporte da população local, para evitar que tragédias como a ocorrida em Viana”.
O capitão Marcos Tadashi, por sua vez, fez as seguintes considerações: “Realizamos audiências, reuniões ou “Dia de Instrução” nos municípios. Entretanto, não podemos radicalizar na aplicação rigorosa das leis e penalidades para causar um grave problema social nos municípios. Exemplificando: Como vamos interditar aquela lanchinha que transporta os alunos ou o pescador que vai ao seu ofício sem os devidos equipamentos? Somos responsáveis por todo o ordenamento costeiro, porém, com as nossas ações de reuniões e treinamentos nos municípios, cabe às autoridades e gestões locais criarem a retaguarda e operacionalização das ações de segurança”.
No caso específico de Viana, vale lembrar que a Prefeitura de Viana, através do seu gestor, Prefeito Chico Gomes, emitiu nota, lamentando a fatalidade, e solidarizou-se e com as famílias enlutadas e determinou que as despesas com funeral passassem a ser da alçada da prefeitura municipal.
Ao final da reunião foram encaminhadas algumas orientações/sugestões resultantes da reunião produtiva entre as duas entidades, tais como:
- Audiência com o Ministério Público Federal para tratar da questão das cercas nos lagos e campos da região da Baixada;
- Articular para toda a região uma legislação comum para a fiscalização das margens;
- Solicitar e mobilizar as visitas da capitania aos municípios;
- Estabelecer parceria com a Capitania para que a realização das ações do “Dia de Instrução” conte com a participação do Fórum em Defesa da Baixada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário