domingo, 5 de abril de 2015

Notas para este domingo

(Texto produzido para a Coluna do Jersan, publicado hoje na Edição do Jornal Pequeno)

Salvo pelo Gongo

Esta é uma expressão utilizada em uma situação que está prestes a ser concluída quando repentinamente ocorre algo que impeça o fato, geralmente em situações de perigo ou situações constrangedoras. Existem diversas versões para explicar a origem da expressão, e a mais difundida está ligada aos casos de pessoas enterradas vivas com surtos de catalepsia. Na Antiguidade, muitas pessoas que sofriam deste mal eram tidas como mortas e consequentemente enterradas com vida. Isso podia ser comprovado posteriormente pelos arranhões que eram encontrados do lado de dentro dos caixões.
Foram os ingleses que criaram, durante o século XVII, um mecanismo que deu origem à expressão popular: amarrar uma corda ao braço do defunto e ligá-la a um sino de fora do túmulo. Assim, se o indivíduo tivesse sido enterrado equivocadamente, bastava tocar a sineta e ser “salvo pelo gongo” da mesma. No mundo esportivo, especialmente no boxe, um lutador às vésperas de um nocaute, pode ser salvo pelo gongo, a sineta que anuncia o fim daquele round. Em sentido figurado a expressão “salvo pelo gongo” costuma ser empregada quando alguém é retirado de uma situação difícil por uma providencial interferência externa.
Mas o que tem isto com o nosso texto? Eu explico. O “apuros” em que se meteu o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, empurrado que fora pelo seu secretário de trânsito e transporte, Canidé Barros, quando do aumento das passagens de ônibus, e que teve a natural reprovação da classe trabalhadora e estudantil, usuária deste meio de transporte, teve a primordial ajuda do governador Flávio Dino. Sensato, o governador aceitou sugestão do vereador Pedro Lucas e reduziu a alíquota do ICMS para o óleo diesel vendido às empresas, o que permitiu a redução do preço das passagens em 0,20 (vinte centavos), ainda que isto não seja muita coisa. Assim nesse jogo de sensatez, boas ideias, e compreensão, todos saíram ganhando. E pelo ao menos desta, o Edivaldo fora salvo pelo gongo. Resta agora que outras melhorias sejam implementadas no sistema dos transportes coletivos.

A “semana santa” de outrora

Com início no Domingo de Ramos, a semana santa é aquela que antecede a Páscoa e onde ocorre a celebração da Paixão de Cristo, sua morte na cruz e a ressurreição. Para os cristãos a Páscoa é a celebração da ressureição de Jesus Cristo, que ocorreu no terceiro dia após sua morte na cruz, de acordo com o Novo Testamento da Bíblia. Portanto, a Páscoa é um fundamento da fé cristã. A ressureição de Cristo é considerada pelos cristãos como uma esperança viva dada por Deus aos homens. Na última ceia, Jesus disse que o pão era seu corpo e o vinho seu sangue. O pão e o vinho foram oferecidos aos seus discípulos. Eles representam a vida eterna. Todos estes preceitos e conceitos eram fielmente cultuados pela grande maioria dos cristãos em tempos não muito distantes.

Naqueles tempos o respeito e o silêncio à morte de Cristo eram marcantes na criação das famílias. Não havia festas até que se rompesse a aleluia. Temia-se às leis divina. Não se transgredia e evitava-se o pecado. Hoje em dia o que se vê é uma completa inversão dos valores. O pão e o vinho, aliás muito mais vinho do que pão, levam à efemeridade da vida. E a semana santa hoje é vista muito mais como um “feriadão”, onde tudo pode acontecer.


Acesso difícil

Muitos gestores escolares da rede estadual de ensino estão reclamando da dificuldade de acesso aos departamentos da Seduc e seus gestores. O acesso antes sem impedimento seja no turno matutino ou vespertino, agora só é possível mediante agendamento. E quando por sorte algum gestor consegue chegar até ao setor pretendido, é barrado pelas empolgadas secretárias que logo dizem: “O doutor está em reunião...”  Esquecem que os gestores escolares são aqueles que estão na ponta do processo educacional e, como tais, são agentes da transformação que se quer na educação do estado, e que estão tão somente querendo resolver as demandas de suas unidades escolares, que aliás, é dever e obrigação da Secretaria, mantenedora dos estabelecimentos de ensino. Espera-se que a democratização das ações do novo governo chegue também na Seduc.


S.O.S bairros de São Luís

Este bem que poderia ser o nome de uma “grande operação” que visasse a recuperação de todos os bairros da capital, por parte da Semosp. Mas não. É tão somente um pedido de socorro que vem das comunidades urbanas e rurais da grande São Luis. O bairro da Areinha por exemplo, com poucas ruas, parece mais um cenário de guerra após intenso bombardeio. São verdadeiras crateras que dificultam a vida de quem se aventura entrar ou sair de lá. Os moradores não sabem mais a quem recorrer. São anos e anos de promessa. Enquanto isso nenhum sinal da gestão municipal...


Eliziane Gama em alta

Mesmo depois de um excelente mandato como Deputada Estadual, poucos poderiam afirmar que a Deputada Eliziane Gama pudesse ter tão rápida desenvoltura na câmara federal. É que na Câmara dos Deputados sobressaem-se os líderes partidários. Muitas vezes deputados federais do norte e do nordeste são excelências apagadas, muitos com discursos vazios, segregados ao baixo clero, como dizem. Eliziane surpreende os maranhenses com sua postura de liderança partidária, ao desenvolver um excelente trabalho na CPI da Petrobrás e notadamente como Coordenadora da comissão externa da Câmara dos Deputados que apura o cancelamento das refinarias da Petrobras Premium I e II. A jovem deputada maranhense integra também como membro titular a Comissão de Defesa do Consumidor e a Comissão de Segurança Pública e combate ao crime organizado.  Por toda essa desenvoltura, a nobre deputada é vista com bons olhos pela população maranhense, em especial a de São Luís.

Em meio às decepções, a jovem Eliziane Gama surge como uma grande esperança da política do Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário