domingo, 1 de março de 2015

A Baixada e os baixadeiros

Campos da Baixada Maranhense
O binômio não identifica apenas dois substantivos correlatos, muito menos um substantivo e o seu adjetivo pátrio-derivacional. Para o povo que nasceu na Baixada Maranhense é mais que isso. Representa a mãe e os filhos, o berço e o rebento, o colo e os acolhidos, a amada e os amantes, entre outras concepções.

A Baixada Maranhense dentre muitas qualidades tem em seu povo uma particular característica: o dom da inteligência. Daí não serem poucas as autoridades advindas daquele rincão maranhense.

Contudo, mesmo que muitos já tenham feito pela região, é preciso fazer muito mais. É preciso ter um novo olhar. Ver nas potencialidades naturais desse imenso manancial aquático, a fórmula de reverter o quadro das mazelas municipais que compõem essa imensa região constituída de terras altas e baixas em sua maioria. É imprescindível que agora, mais do que antes, reivindiquemos de maneira organizada pela nossa região, ao tempo em que esperamos que os novos governantes, desta vez, ouçam os apelos da nação baixadeira.

Observa-se no entanto que esforços isolados não provocaram a ressonância que se faz necessária. É preciso união. Se já nos unimos nas pequenas alegrias, unamo-nos agora na luta para uma alegria maior: tornar a Baixada uma região potencialmente rica em todos os aspectos, quer seja cultural ou socialmente.

É com esse propósito que germina o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense.  Uma instituição acima de qualquer interesse pessoal, que busca exclusivamente os interesses das comunidades dos municípios da baixada. Faz-se necessária uma grande pauta de reivindicações a serem levadas a todos os órgãos governamentais seja em âmbito estadual ou federal. São muitas as nossas necessidades, e o Fórum as terá como bandeira. Atuaremos como força paralela dos governos municipais, caso assim sejamos entendidos e confiados.
A fonte germinadora do fórum é o próprio povo. Aqui atende-se o princípio da democracia. É do povo, pelo povo e para o povo. O que deve reinar é o espírito coletivo de que seja um por todos e todos por um.

Japeçoca ou Japi-açoca
O Fórum não tem, nem terá o propósito de suplantar ou inibir quaisquer outras organizações de mesmo interesse. Pelo contrário, ele quer coexistir na mesma intenção, no mesmo intuito. A luta de um será agora, aos olhos do Fórum, a luta de todos. Daí, estar aberto a adesões, sugestões, participação. É preciso fazer valer a gênese da Baixada: uma terra de povo inteligente.

É assim entendendo que se pretende bater às portas das instituições governamentais e das agências fomentadoras de desenvolvimento, e abri-las aos interesses da região da baixada, pois somente unidos, nós, os baixadeiros, seremos mais fortes.


A hora é agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário