domingo, 24 de agosto de 2014

COLUNA DO JERSAN (Jornal Pequeno)

CONVERSANDO COM O POVO
Nos últimos dez dias andei na Baixada Maranhense. Exclui dos meus contatos lideranças e autoridades políticas. Conversei com o povo, ouvindo a opinião dele sobre a política e os políticos. Colhi decepções e desesperanças e, consequentemente, o desinteresse de votar. A classe política de um modo geral está desgastada. Os mandatários, aqueles que têm a obrigação de fazer e não fazem são diretamente responsabilizados por essa realidade. A ausência de governos nos assuntos de interesse da população justifica a inércia e o descalabro presente na maioria dos municípios.
A Insegurança, a educação ineficiente, a omissão das autoridades que “deixam rolar” a desqualificação de professores e a proliferação das drogas nos mais longínquos povoados provocam desassossegos, inquietações e desesperanças nas comunidades. A violência e a consequente criminalidade aumentam a cada dia sem que as providências sejam tomadas. A evasão escolar é grande e não é maior porque as famílias pobres vivem dos programas sociais mantidos pelo Governo Federal que, de uma forma ou de outra, obrigam os beneficiários a manterem seus filhos na escola.
“A maioria dos professores não ensina nada” – desabafa um aluno de uma escola do povoado Santana, em São João Batista. “Eu sei mais do que alguns deles” – desabafa outra estudante, acrescentando que só “continuo lá (na escola) porque gosto dos meus colegas, brinco e me divirto durante as aulas” – disse.

Por tudo isso o povão está ausente da discussão sobre política. Há candidatos para todos os gostos, mas não conseguiram, até agora tirar o eleitor da sua acomodação e indiferença com relação à escolha de um deles. “São todos iguais: chegam com cara de bons amigos e depois de eleitos desaparecem” – desabafou um lavrador em processo de aposentadoria.
Isso é o que se percebe no interior – o descrédito dos políticos junto à opinião pública. Os líderes não despertam o respeito e a admiração do povo. Não se fazem merecedor desses sentimentos porque não cumprem promessas de campanha, não executam programas de governos em sintonia com a vontade das comunidades, não respeitam opiniões, enfim, não ouvem o povo.
Essa constatação nos leva a acreditar que nas eleições deste ano teremos o registro da maior abstenção, votos nulos e em branco da nossa história. E de quem é a culpa?
FILHOS DA OLIGARQUIA
Políticos que cresceram sob a sombra da ditadura e do Sarney ismo, nos últimos 50 anos no Maranhão, em fim de carreira, apostam nos filhos para continuarem no poder. Sarney Filho, deputado federal de vários mandatos é candidato à reeleição e colocou o filho Adriano candidato a deputado estadual. Ricardo Murad preferiu ficar na Secretaria de Saúde e lançou a filha e o genro que disputarão cadeiras do Poder Legislativo. Arnaldo Mello aventura-se como candidato a vice na chapa de Edinho Lobão, mas, por via das dúvidas, também candidatou a filha à Assembleia Legislativa. Em Caxias o filho de Paulo Marinho é candidato a deputado federal. Existem outros muitos outros filhos da ditadura colocando filhos como tábua de salvação.
NÃO ESTÁ FÁCIL
A situação, hoje, não está fácil para o candidato do PMDB ao governo do estado, Edinho Lobão. Mesmo um tanto quanto apático o povo demonstra interesse em mudar e quem melhor representa esse sentimento é o candidato do PCdoB, Flávio Dino. A indiferença da governadora Roseana Sarney, com relação à campanha, segundo observadores, passa a ideia de que ela não tem candidato, que lavou as mãos e só pensa em passar o “bastão” a quem quer que seja. Mas há quem interprete essa posição de forma diferente, ou seja, mostrar ao Maranhão que os dois principais candidatos (Dino e Lobão) são iguais em termos de independência em relação a ela e ao seu governo, mas isso não tem ajudado Lobão Filho que tem se esforçado para alcançar o adversário, mas as pesquisas não o ajudam. É difícil não identificá-lo como membro da oligarquia decadente.
LULA COM EDINHO
O ex-presidente Lula da Silva, como foi anunciado pela coluna anteriormente, virou “garoto propaganda” da campanha de Edinho Lobão e, indiretamente de Gastão Vieira (senador). Já a presidenta Dilma Rousseff pede votos para Gastão Vieira e, indiretamente, para Lobão. Um jogo bem articulado que poderá contribuir para melhorar a posição dos candidatos do PMDB. O candidato Flávio Dino insiste em exibir fotos com a presidenta Dilma. Na minha modesta opinião, um erro.
TORNEIO DE LAÇO
Está marcado para os dias 30 e 31 deste mês, no Parque Paz e Amor – fazenda Jardim, no município de Matinha, o 1º Torneio de Laço organizado por Junior Carreteiro e Manga Rosa. Fazendeiros e vaqueiros da região deverão participar do grande evento, além, é claro, de candidatos a cargos políticos. Acontecimento desse porte reúne número muito grande de pessoas que admiram esse tipo de esporte e desta vez não será diferente. Segundo os organizadores, representantes dos municípios da baixada já confirmaram presença e participação no torneio.
DISPUTA PELO CREA-MA
Pelo menos duas candidaturas estão postas e disputarão em novembro próximo a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Maranhão. Os engenheiros Arnaldo Carvalho Muniz e Murilo Alfinete, declaram-se candidatos ao cargo, interessados em representar a classe e defender um programa de ações importantes para o Maranhão. Além deles outros nomes deverão surgir e contribuir para a democratização cada vez mais eficaz naquela instituição classista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário