domingo, 25 de maio de 2014

Para a Coluna do Jersan

(Publicado na Edição de hoje (25/05)do Jornal Pequeno)

Águas de maio

Podemos até achar que as chuvas que caíram e ainda caem neste mês de maio aqui em São Luís e em todo o estado do Maranhão estão demais. Mas não. Está no tempo dela, assim costumam dizer os mais velhos. Afinal de contas já se sentia os efeitos da falta de chuva. Estávamos em plena época chuvosa e ainda não havia chovido o esperado. As muitas fontes estavam secando. A barragem do Batatã estava agonizando, se bem que por lá o problema é outro, além da falta de água. Nos interiores, sobretudo nas áreas rurais, os trabalhadores pediam por chuva para garantir uma boa colheita. Nos campos, os criadores já pensavam num inverno pequeno, e já imaginavam um ano de falta d’água para dar de beber aos seus animais, nos meses de seca. Mas ainda bem que chegou maio e com ele muita chuva. A quantidade de chuva agradou a todos, ou melhor, a quase todos. No nosso caso, o Prefeito Edivaldo Holanda parece não estar muito satisfeito com as fortes chuvas que caem em São Luís. Tudo isto porque fez aparecer e piorar as péssimas condições de infraestrutura em que está a cidade. Fez estampar o quão ineficiente está a Secretaria de Obras do Município. Fez o Prefeito pensar e repensar (assim esperamos), o quanto é preciso fazer por esta cidade, seja na zona urbana, periferia ou mesmo na zona rural. E digo mais, diante do caos que se abateu sobre a ilha de São Luís, os efeitos dessa chuvarada devem levar a sentar na mesa os governos Estadual e municipal dos municípios da grande ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), a fim de que sejam definidas as responsabilidades de cada um, os verdadeiros limites de cada município, as obras que possam verdadeiramente integrar toda a área como uma região metropolitana de verdade. É preciso agora mais do que nunca recuperar a grande ilha de São Luís. Cabe ao governo do estado comandar esta tarefa.

Que sirva de lição

Espera-se que as fortes chuvas que caem sobre a capital e sobre o Estado como um todo mostrem aos gestores o quanto as obras de infraestrutura precisam ser bem feitas; o quanto as estradas precisam ser bem compactadas e pavimentadas; o quanto as ruas precisam ser bem asfaltadas; as pontes bem concretadas. Que sirva de lição também que as galerias pluviais devam ser desobstruídas, limpas; que as obras de drenagem superficial e profunda se fazem necessárias; que se aprenda também que devemos preservar os nossos córregos e manter limpos os canais e que não podemos jogar lixo em qualquer lugar. A natureza não perdoa. Ela nos ensina. Ela reclama. Temos que ter, todos nós, governo e povo, a sensibilidade de saber ouvir a voz da natureza. Aprendamos a lição!

É preciso dar um basta!

A onda de violência aqui em São Luís continua grande e isto não é novidade. Mas o que chama a atenção, e é preciso que o governo do Estado dê uma resposta pra isso, consiste no crescente número de roubo de carros e motos a mão armada. O fato pode parecer despercebido mas está chegando a níveis alarmantes. O serviço de inteligência da secretaria de segurança precisa urgentemente cair em campo e desbaratar essa ou essas quadrilhas quem vêm tomando de assalto carros e motos aqui em São Luís. Isto não são fatos ocorridos só na periferia da cidade, onde o sistema de segurança é mais precário, tem-se registro de carros tomados em áreas nobres, vigiadas e monitoradas eletronicamente, como a Litorânea, por exemplo. Estes carros roubados são recuperados? Estes carros estão saindo do Estado? Estão sendo desmanchados? Por que o crescente comércio de “sucatas” em São Luís? A sociedade quer estas respostas. Com a palavra as autoridades competentes...

Dois registros

A Coluna do Jersan (pelo seu titular e interino) registra o aniversário do prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, ocorrido no último dia 23 de maio (sexta-feira). O prefeito reuniu seus amigos e correligionários para um brinde. Entretanto uma grande festa está sendo programada para o dia 14 de junho – data em que sua cidade, São João Batista, completa mais um ano de emancipação política. O duplo aniversário será comemorado em grande estilo, com inauguração de obras e ordem de serviço para outras obras a serem construídas ainda este ano no município, início dos festejos do padroeiro e abertura dos festejos juninos. Nossos parabéns...

Acontece neste dia 29 de maio, próxima quinta-feira, o lançamento do mais novo livro do jovem escritor, professor e advogado, Dr. Flávio Braga, intitulado “O dicionário do Baixadês”. O livro resgata o característico falar do povo da Baixada Maranhense, seus costumes, suas tradições, além de textos que versam sobre esta singular região do estado. O lançamento ocorrerá no salão principal da AABB, a partir das 19 horas. Ao nobre amigo Flávio Braga, baixadeiro como nós, desejamos-lhe sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário