quarta-feira, 21 de maio de 2014

É preciso amar a cidade...

Sem dúvida é preciso amar a cidade. Ter por ela carinho. Ter por ela cuidado. Desde cedo aprendi isso. E gosto da minha cidade, por isso este “post” com intuito de chamar a atenção das autoridades competentes ou do setor da administração pública que tem o dever, como responsabilidade gerencial, de cuidar destes espaços públicos.

Não é de hoje que os nossos logradouros públicos estão largados à sua própria sorte. Sejam as praças públicas, as áreas de lazer ou até mesmo o nosso único centro de convenções e informática. Outras administrações também relegaram os nosso “cartões postais” ao desmazelo. No que, convenhamos, cometeram e cometem imperdoável erro.

A praça da matriz, construída e bem cuidada na administração do ex-prefeito Jorge Figueiredo, inaugurada  em 1973, não vem tendo a mesma atenção de começo, haja vista a deterioração dos seus espaços, canteiros, luminárias, etc. Sem cuidado e sem vigilância, e mal iluminada, a praça tem servido de curral para éguas e cavalos que, sem serem incomodados, pastam e dormem tranquilamente, deixando um rastro de fedentina e excrementos.

Os transeuntes e moradores das proximidades reclamam da situação e esperam que medidas urgentes sejam tomadas para que a “Praça da Matriz” possa ter o brilho de outras épocas. Do mesmo modo, espera-se que sejam tomadas urgentes ações de recuperação do “centro de convenções” – espaço destinado a pequenos eventos e reuniões -, bem como, do centro de informática.

Praça da Matriz
A cidade não pode se negar a um futuro mais promissor sobretudo à sua juventude, e isto deve ser missão dos que a administram. Assim, esperamos que medidas urgentes sejam tomadas pelo prefeito Amarildo Pinheiro, que até então tem demonstrado sensibilidade com os problemas de sua cidade. Que a Secretaria de Infraestrutura ou Administração (ou a quem o caso está afeto), possa rever a situação das nossas praças e espaços públicos, permitindo uma boa acolhida aos nossos visitantes e munícipes.

Em tempo: a praça da matriz fica em frente à Igreja da Matriz, ao prédio da Prefeitura, ao prédio dos Correios e em frente ao prédio de uma das Escolas mais antigas do município, o antigo Grupo Escolar “Estado de Santa Catarina”, e é palco há muitos anos, dos festejos de São João Batista, padroeiro da cidade, e dos festejos juninos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário