quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ex-secretário de Segurança diz que o governo perdeu o controle do Estado

Deputado Raimundo Cutrim vê problema de gestão na Secretaria de Segurança e clima de medo faz ônibus deixarem de circular hoje à noite em São Luís

Dep. Raimundo Cutrim
O deputado estadual e ex- secretario estadual de Segurança, Raimundo Cutrim, (PCdoB) fez duras críticas ao governo do Estado, ao comentar sobre a rebelião em Pedrinhas. “O governo não está conseguindo garantir a integridade física nem para os que estão sob sua custódia, dentro dos presídios, como vai garantir segurança para os cidadãos que estão nas ruas? O governo perdeu o controle do estado”, comentou.

Cutrim alertou para as constantes mortes dentro do sistema penitenciário que em 2013 atingiram números estarrecedores. “Estamos num verdadeiro mar de sangue. Somente este ano já presenciamos mais de 50 mortes dentro da penitenciária. O que estamos assistindo é que o crime organizado voltou com força e o governo não está sabendo como agir”, afirmou o deputado.

Desde as primeiras horas da manhã, a cidade vive um clima de tensão, com boatos de arrastões e muitas lojas sendo fechadas. O incêndio de diversos ônibus na noite de ontem fez com o que o sindicato dos Rodoviários decidisse suspender a circulação do transporte coletivo na cidade a partir das 19 horas.

Em entrevista coletiva o Secretario Estadual de Segurança Pública, Aluisio Mendes disse que a onda de boatos é responsável por espalhar estas informações que provocam pânico na população, mas admitiu que na questão dos ônibus incendiados a ordem teria partido de dentro do presídio e os responsáveis já foram identificados.

Sobre o fechamento de diversas lojas, principalmente no centro da cidade ele disse que tudo foi provocado por uma briga entre camelôs e que não há motivo para pânico.

Tudo dominado

Em entrevista publicada hoje pela Agência Brasil, o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Douglas de Melo Martins e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do CNJ, disse que as facções criminosas controlam os presídios maranhenses e que o CNJ por conta da superlotação e da precariedade física do atual sistema prisional maranhense já recomendou ao governo do Estado a construção de presídios em cidades do interior e a contratação de mais agentes penitenciários.

Douglas de Melo Martins acrescentou que não basta apenas o governo federal encaminhar recursos para a construção de presídios, mas que “é necessária uma ação concreta do governo estadual para resolver o problema”.

Do site Maranhão da Gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário