sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ex-prefeitos: irresponsabilidade sem limites


É de impressionar o que acontece nas prefeituras por este Maranhão afora…
De repente parece que estamos vivendo em uma verdadeira terra sem lei, ainda que a todo momento se ouve falar em Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei da Ficha Limpa, Ministério Público, Polícia Federal etc.
Um comentário do vice-governador Washington Luis, feito na sua página pessoal no Facebook sobre a situação em que os novos prefeitos receberam o cargo dos seus antecessores, desencadeou uma avalanche de denúncias feitas por cidadãos sobre o caos instalados em suas cidades.
Disse o vice-governador: “Toda hora recebo informações sobre o processo de transição nas administrações municipais de nosso Estado. Na grande maioria dos municípios, alem de não ter havido um processo republicano e democrático, na transmissão do cargo, os ex- gestores como verdadeiros vândalos, mandaram destruir as estruturas administrativas das prefeituras para dificultar a vida do seu substituto. Na cabeça desses idiotas não passa que perderam uma eleição e não uma guerra. Praticaram crimes contra o povo que precisam ser punidos.”

E tudo isso ocorre debaixo da fuça das instituições que deveriam enquadrar na lei todos os “saqueadores” e puni-los exemplarmente. Mas não!

Daqui a alguns anos é bem provável que muitos desses ex-prefeitos que roubaram, depredaram, dilapidaram e malversaram o erário aparecerão com a cara mais limpa (embora com a ficha suja) disputando uma vaga de deputado estadual ou de deputado federal na próxima eleição. Um escândalo!
O mais triste e revoltante de tudo isso, porém, é que daqui a quatro anos esses mesmos ex-prefeitos e ex-prefeitas  ainda queiram retornar ao cenário político de seus municípios postados de honestos e “bons gestores” para concorrerem a novos mandatos. Uma tremenda cara de pau! E em alguns casos até eleitos, numa prova maior de que “cada povo tem o governante que merece”.
Assim dizendo, cabe a nós, o povo, vestir a carapuça de nossos erros, criar vergonha e banir de uma vez por todas, os maus administradores públicos. E mais, exigir dos atuais e recém-empossados gestores a ética, o exemplo e a eficiência na administração pública!
É isso que esperamos!
(Do Blog do Robert Lobato, com adaptação.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário