sexta-feira, 26 de outubro de 2012

As últimas do JB



Manda quem pode...

... e quem tem as prerrogativas para isso. Mas não só por mandar, mas porque assim determina a lei das transições administrativas. E foi pautado  no Artigo 156 da Constituição Estadual, que o prefeito eleito Dr. Amarildo Pinheiro criou a comissão de técnicos e advogados que terão a responsabilidade de ver “in loco” a situação dos prédios públicos; receberem e analisarem os relatórios, contratos, convênios, bem como relação de funcionários efetivos e contratados da atual administração e tudo o mais que for pertinente. Esta providência também fora tomada junto ao ministériuo público quem terá o dever de acompanhar o processo transitório. As demandas provenientes destas informações vão gerar relatórios que serão apresentados em audiências públicas que vão nortear os encaminhamentos legais. É a nova maneira de administrar. Agora é Amarildo!


...obedece quem tem juízo.

...E quem entende que “o público” não pode ser confundido com “o privado”. E foi nesse entendimento e com esta sensibilidade que a equipe da prefeita Surama Soares recebeu o ofício que apresentava a criada “Comissão” de transição e solicitava a abertura de todas as informações necessárias da atual gestão municipal. A prefeita se mostrou solícita e determinou aos seus Secretários a prestar todas as informações necessárias. Esta postura, digna de elogios, torna a transição administrativa sem nenhum trauma. O prefeito Amarildo agradeceu e até elogiou a atitude da atual prefeita.



A “caça às bruxas”

Após perder as eleições é comum nas administrações dos interiores do Maranhão, e aqui não foge à regra, haver uma verdadeira “devassa” nos servidores contratados ou naqueles que efetivos, assumem ou ganham alguma “comissão” a mais nos seus salários. Aqui já começou a degola. E ganha um prêmio quem dedurar um infiel. Resultado: muitos já começaram a sofrer o corte da navalha. Estão sendo sumariamente demitidos de suas funções, Foi assim com a Professora Tatiana Nunes (Diretora da Escola do Centrinho) – que dizem, é Amarildo desde criancinha - e com o Professor Carlos Pinheiro (Coordenador do Farol da Educação), que atestam alguns “dedos-duros”, não ter votado com a atual prefeita. Engrossaram esta lista as também professoras Cleidimar e Patrícia. Outros estão na mira.

E assim vai. Dizem também que quem é mais entusiasta desta “sangria”, é quem mais empregou, quem distribuiu gratificações ao bel-prazer e quem queria o voto a qualquer custo. Pois é, ainda são eles!


Os “pulos” de cada um

Nesta eleição e sobretudo na reta final da campanha, observou-se alguns “pulos” de alguns malabaristas da política joanina. Alguns se deram bem. Pularam certo. Outros, bem-feito, se espatifaram no chão. Tudo isto, porque querem fazer da política uma ciranda, uma brincadeira de pula-pula, sem nenhuma convicção. Política é arte de saber ganhar e saber perder, com convicção. Esta retórica não é bem assimilada por alguns, infelizmente. 

Por outro lado temos aqueles que se descobrem desvalorizados em seus grupos e buscam outras convicções, e são bem recebidos nos novos grupos políticos ou se constituem novas lideranças partidárias, distantes das velhas raposas. 

E assim vão se renovando os grupos políticos, tendo como base a “convicção”, “o ideal”, “o pensamento coletivo”, e não o aproveitamento às benesses, à pecúnia desenfreada de última hora. Como se viu, apesar da força bruta, a esperança venceu o medo. Deu Amarildo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário