sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O voto direcionado


A prova da preferência
Não é à toa que os demais candidatos da coligação que tenta reeleger a Prefeita Surama Soares estão “putos” da vida. É que a candidata a  prefeita tem seu candidato a vereador preferido. Ivan. É este o candidato que a prefeita Surama quer eleger. E faz questão de não esconder, no que, convenhamos, é uma afronta aos demais candidatos. Quem vive bem de perto, diz que a ordem é botar pra eleger o candidato Ivan, esposo da atual Secretária de Educação, a Professora Cleana Santos. Ivan, que nunca foi muito chegado a política, cedeu aos encantos desta. E com o apoio da máquina e a força atropeladora do poder central tende a se eleger, deixando para trás figuras conhecidas do parlamento municipal. A prova disto foram as postagens feitas na página do Facebook oficial do “Governo da Reconstrução” (veja fotos). 

As postagens que um dia após foram retiradas do site, demonstram a preferência da Prefeita Surama e de seus mais próximos pela eleição do referido candidato.

Há quem diga, em análise bem abalisada, que a coligação elege três vereadores. Um destes é o candidato da Prefeita, Ivan, que concorre pelo insignificante PTN. Outro deve ser o presidente da câmara de vereadores Rui Serra, que de posse de um orçamento próprio, não medirá esforços para atirar com a pólvora do legislativo. 

A terceira vaga e segundo dizem, a primeira a ser conquistada, certamente será do vereador Mecinho. Já com três mandatos, Mecinho sempre teve o apoio incondicional do chefe político e tio, Dr. Zequinha Soares. Além disso tem o apoio e a força de dois Secretários Municipais, o seu pai Diolindo Pinto, que é Secretário de Óbras e de Erlen Carneiro Pinto, sua prima, que é Secretária de Saúde

Se estas análises se confirmarem vai ficando de fora o vereador Cabeça, que pelo visto e a contar pelo histórico de muitas desavenças, já é “persona non grata” no grupo do São Caetano. O próprio vereador Cabeça já pressente este perigo. Tanto é, que recentemente “chutou o pau da barraca” em reunião na casa da Prefeita. Arrancou todos os adesivos da candidata e dizia nos quatro cantos não lhe dar mais apoio, chegando inclusive a reunir-se com candidatos da oposição.

Página oficial do "governo" de Surama na rede social Facebook
Pelo sim pelo não, o certo é que o “Governo da Recostrução”, o governo de Surama Soares abriu um precedente muito perigoso. Usou de espaço oficial para fazer propaganda de um candidato a vereador. Além de demonstrar a preferência por um candidato e alijando todos os demais. Isto é ilícito eleitoral

Uma ação contra este abuso já tramita na justiça eleitoral. Poderá ser aplicada multa, ou até mesmo a cassação do registro de ambos, no caso, o protegido e a protetora. Leia-se Ivan e Surama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário