terça-feira, 12 de junho de 2012

A voz das pesquisas é a voz do povo


Amarildo e Eduardo
Se o apoio do ex-Prefeito Eduardo Dominici à candidatura de Amarildo Pinheiro, já teria sido uma onda gigante que atropelou o grupo situacionista, imaginem depois da adesão de Serginho Castro, Presidente da Colônia de Pescadores.  Os primeiros resultados  do primeiro impacto já foram percebidos em resultados de recentes pesquisas, passadas por aqui, na semana passada. 

Quem viu, diz que o candidato do PP, Amarildo Pinheiro, só com o apoio declarado do ex-prefeito, já está à frente da candidata situacionista. Resta  agora medir os efeitos do segundo impacto. 

Nas primeiras pesquisas realizadas ainda no ano passado, a pontuação do candidato Amarildo já anunciava ser este o único candidato capaz de, num confronto direto, ganhar as eleições da atual prefeita Surama Soares. Até então, nenhum dos pré-candidatos postos àquela altura tinha a declaração de apoio do ex-prefeito Eduardo, tido por muitos como a maior liderança oposicionista, e todo o seu grupo político. Nas recentes pesquisas, que inclusive serviram de parâmetro para a decisão pelo nome de Amarildo, o pré-candidato do PP, também saiu à frente dos demais. Isso fez dele o escolhido.

Hoje já com as candidaturas mais definidas e os apoios consolidados, a tendência é de que estas eleições em São João Batista sejam realmente plebiscitárias entre os que já mandam há mais de 15 anos e os que querem a alternância do poder, que querem o novo. E a contar pelas pesquisas de opinião pública e levando-se em conta o grande desgaste político e a alta taxa de rejeição que tem a atual prefeita, deve prevalecer o que o povo vem dizendo: “- Agora é Amarildo”!

Serginho, Aamarildo, Eduardo e Marú
Os demais pré-candidatos do grupo oposicionistas, que resolveram criar uma terceira via política, ainda batem cabeça para decidirem seus destinos políticos e principalmente, para escolherem aquele que poderá ser o candidato a enfrentar as duas forças já estabelecidas.  Como analisamos aqui, as pesquisas informais, não avaliaram como positiva para o momento, a iniciativa desta, que tenta ser a terceira força política, nestas eleições. Outros até avaliam que esta “teimosia” em nada é benéfica para a oposição. Ainda assim, não está descartada de todo uma composição entre os grupos oposicionistas. Seria então o golpe fatal.

Se contarmos pelo que se ouve do povo na rua, e isto se deve levar em conta, afinal, a voz das pesquisas é a voz do povo, o efeito do impacto do apoio do Presidente da Colônia de Pescadores, Serginho Castro, à candidatura de Amarildo Pinheiro, foi igualmente grande e causou pavor na situação. É hora mais uma vez de as pesquisas formais voltarem por aqui. Elas haverão de comprovar a liderança, com folga, do candidato Amarildo em relação à candidata situacionista. 

É esperar pra ver! Quem quiser que mande fazer pesquisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário