sábado, 9 de junho de 2012

Será que estou sonhando?


Por um instante pensei que estava sonhando. Literalmente me belisquei pra ver se sentia o apertar dos meus dedos. Não podia ser! De repente me vi no passado, em meio a tantas gestões de tantos ex-prefeitos. A viagem surreal foi longe. Foi bater lá na gestão de Luiz Figueiredo, nos primeiros anos da década de setenta. 

Esta cena quase onírica, infelizmente é verdadeira. Na verdade ouvi. Ouvi hoje pela manhã no programa do Galinho, mas não quis acreditar. Tratava-se da “Programação de inaugurações das obras da atual prefeita Surama Soares, por ocasião do aniversário da cidade”, que se comemorará dia 14 de junho.

A relação das obras a serem inauguradas beira o ridículo. Chega a ser uma piada. São todas obras já existentes e justamente inauguradas pelos seus executores. Nada é ou foi efetivamente construído pela atual administração. Se disserem que foram “algumas” pintadas e outras até reformadas ou até mesmo ampliadas, aí eu me calo. Mas isso não é novo. E certamente não causará impacto na comunidade. Exemplo disto é a Escola Profª Ecilda Ramos de Sousa, localizada no povoado de Romana, um dos prédios públicos mais antigos da rede escolar, que fora construído pelo então prefeito Luiz Figueiredo. 

As outras obras a serem inauguradas passam pelos ex-prefeitos Chiquitinho (Escola José Gomes Filho/Poleiro; Escola João Penha Dominici/Olho d’Água dos Bodes; Complexo Escolar/Sede). Já o ex-prefeito Aderson Figueiredo, que foi prefeito entre 1977 a 1982, entre outras obras, deixou construída e inaugurada, a Escola Raimundo Sá de Araújo/ Jaqueira, que anos mais tarde fora reformada e ampliada na última gestão do prefeito Zequinha Soares, e a Escola Ana Elizabeth/ Enseada de Bezerros. Por Zequinha Soares fora construída e ampliada a Escola de Santa Rita (Escola Raimundo Carneiro), a Creche do povoado Conceição e o Matadouro Público

Como se vê, da propalada programação de inauguração, o que efetivamente é novo e construído pela prefeita é o Poço Artesiano (Ponta do Engenho), o calçamento da Rua São Jorge (Sede) e os serviços de melhoria de 5 km da estrada que liga Campinas a Santana, trecho que vai do encruzo até o começo do povoado Romana.

O atual governo realmente faz jus a sua logomarca: Governo da Reconstrução. Por alguns até é chamado de governo da maquiagem, lamentavelmente. Esperava-se muito mais para este início de segunda metade de século de existência. E eu, como tantos, acreditei nessa nova era.

 Convenhamos, queridos conterrâneos, São João Batista merecia muito mais neste seu 54º aniversário de emancipação. O nosso pavilhão azul e branco que haverá de ser solenemente hasteado à luz matinal do dia 14, não terá certamente o tremular das alegrias e das coisas novas. 

E só pra lembrar, ficaram na promessa as obras outrora anunciadas e nunca iniciadas: o calçamento do conjunto Paulo VI; a escavação de um poço de grande profundidade que resolveria de vez o problema de falta d’água na sede; a ampliação do cemitério; o calçamento da Rua Vespasiano Ramos e a reforma e/ou construção de um novo palco para a praça de eventos. Sem contar as obras verdadeiramente estruturantes que sequer foram pensadas.

São João Batista - que esses pesadelos não atrapalhem nossos sonhos de dias melhores! Ainda que seja penoso é preciso seguir avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário