sexta-feira, 1 de junho de 2012

OS FINS QUE JUSTIFICAM OS MEIOS!


Enfim, parece estar chegando a cabo a primeira luta interna, que planeja a escolha do pré-candidato a Prefeito indicado  pela oposição. 

Segundo se  sabe de  boatos amplamente já divulgados nos “senadinhos” políticos local, e não são poucos  por estas bandas, sábado próximo, dia 02 de junho, o grupo político, liderado pelo ex-prefeito, finalmente baterá o martelo, com a força de quem detém esta prerrogativa, de fato e de direito, qual o nome do candidato deste  grupo, encabeçará a chapa, que confrontará com o grupo governista.  

Voltando-se  numa análise aqui neste blog, num tempo não muito distante, fazíamos algumas projeções meramente especulativas e curiosas. Perguntamo-nos várias vezes: Quem de fato, poderia chegar fortalecido nessa disputa interna e  popular, com reais chances de consolidar seu nome como o mais provável e capaz de rivalizar uma acirradíssima  disputa eleitoral em outubro de 2012 contra a atual prefeita? 

Neste contexto, analisamos todas as tendências e possibilidades, deste ou daquele nome, que por sinal, a oposição é farta de boas opções  pra  um projeto promissor. Algo diferente do lado situacionista, que conta isoladamente, com um único nome, o da prefeita, a enfrentar o cacife eleitoral das oposições desde que esteja unida.

Amarildo Pinheiro
E é bem ai que se faz uma reflexão. Se esta permanecer unida como até aqui se propõe, acreditamos  ter grandes chances de vencer na disputa. Por outro lado, se este mesmo consórcio de candidatos rachar o grupo, por vaidade de alguns ou análise errada de algum presunçoso da política joanina, ou por não aceitação do nome escolhido, poderá se estar jogando a oportunidade de se fazer muito pelo município de São João Batista. 

Até aqui a oposição está sendo inteligente. Os pré-candidatos puseram-se em busca de fazerem seus nomes. Para isso reuniram, visitaram localidades. Falaram de seus projetos. Adquiriram simpatizantes. E, segundo compromisso de todos, serão as pesquisas que apontarão os nomes que deverão compor a chapa que terá o apoio do ex-prefeito, Eduardo Dominice, tido até então como a maior liderança da oposição.

E neste panorama político, baseado em informações chegadas até nós, e informais sobre pesquisas de intenções de votos, realizadas por diversos partidos  políticos pra consumo interno, inclusive aqui divulgadas em setembro do ano passado, confirmava ser o progressista Amarildo Pinheiro, o de maior aceitação  pra vencer essa preliminar, por razões variadas: por ser o mais conhecido da população, por ser o de maior densidade eleitoral, por ter serviços prestados à população joanina . 

Se assim se consolidar esta nossa análise e ele, Amarildo, sagrar-se vencedor nesta primeira luta interna e, ser ungido a condição de candidato a Prefeito apoiado pelo grupo todo ou parte deste, mais com um substancial e potencial  apoio agregador do  ex-prefeito, ainda hoje, bem avaliado como grande liderança local, não teremos dúvida que será reeditada uma das mais emocionantes disputas. Caso essa tendência venha se confirmar, na minha visão, este lado sai na frente.  

Ex-Prefeito Eduardo Dominice
Pelo sim ou pelo não, caberá aos “aliados” do mesmo lado, obedecer tal critério, ou se não, partirem  noutra aventura política, cá entre nós, suicida politicamente falando. Se teimarem em suas aventuras pessoais ou se suas vaidades falarem mais alto a inteligência até aqui será a burrice de amanhã. E isto é tudo que a situação quer. 

Como uma raposa ladina o alcaide-mor fica à espreita do menor erro da oposição. Um racha que seja pras bandas daqui, poderá render pras banda de lá, mais um mandato.  Agora, como se diz no popular, é a hora da onça beber água! Cabe agora ao ex-prefeito Eduardo Dominice fazer valer a sua liderança, arregimentar o seu exército de partidários e seguidores e decidir de uma vez por todas quem será o escolhido candidato a prefeito que terá o seu apoio. 

Feito isto é usar de sapiência para conduzir o processo e as manhas daqueles que, não sendo os escolhidos, serão imprescindíveis  mesmo assim na estrutura de um projeto maior: a liberdade e a felicidade do povo joanino. E se assim for feito, é só correr para o abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário