domingo, 4 de março de 2012

Os fatos e as Imagens do Carnaval de São João Batista (Parte II)


Churrasco pra todo lado

Gato recepciona os amigos
Neste carnaval não faltou recepções particulares. Muitos dos amigos resolveram meter a mão no bolso e custear cerveja e churrasco aos amigos. Foi assim na residência de Gato Dominice, no domingo. Nesse mesmo dia a professora Aninha Moreno recebeu amigos para uma mocotozada no aprazível  “Recanto dos Morenos”. 

Já na segunda-feira foi a vez da Feijoada promovida pelo pré-candidato a prefeito Washington Cutrim. Nesse mesmo dia teve churrasco e muita “loura gelada” na residência de Sales e Teresa Pinto. Os irmãos Ribamar, Zé da Paz receberam por lá parentes e amigos. Katié Dominice nessa mesma segunda-feira resolveu rasgar o bolso e mandou cair tampa e assar carne.

Carnaval de todas as idades e de todas figuras 

Este  carnaval marcou a presença de muitos velhos e novos foliões. A festa foi tão descontraída que era possível se ver cada figura, ao seu modo, brincando carnaval sem tá nem aí, para prováveis disse-me-disse. Teve de tudo. Desde homens vestidos de mulheres, como mulheres vestidas de homens. Teve até marmanjo vestido de bebê.

Saulo Levi
Foi também uma festa onde se pode ver a inocência brincando carnaval, com direito a abadá, maisena, espuma e tudo que rola nos acarnavis dos tempos modernos. Uma das promessas dos futuros carnavais joanino fez sua estréia, no carnaval deste ano, no Bloco Alternativo "Raspe o Periquito dela". Trata-se de Saulo Levi (foto), filho de Daiane Duarte e Mecinho Duarte, e sobrinho de Saulo Serra organizador do bloco.  

Aliás, mais uma vez, o bloco organizado pelo Profº Saulo Serra foi um dos mais alegres desta temporada carnavalesca, e que agora conta com o reforço do emergente e precoce folião: o guri Saulino.


À comissão organizadora do Carnaval

Muito elogiado o trabalho da Comissão Organizadora do Carnaval, principalmente a equipe que esteve sob a coordenação de Souzinha que se revelou um verdadeiro carnavalesco. Alguns amigos seus inclusive enfatizaram que a sua performance na organização e logística foram fundamentais para o sucesso do carnaval.  Alguns mais gaiatos até o compararam com os grandes carnavalescos do país. De qualquer maneira foi digna de elogio a atuação do amigo Souzinha na condução da sua equipe que coordenou o carnaval.

Relembrando os velhos carnavais

A beleza e o colorido dos Blocos tradicionais
Um momento muito emocionante do carnaval de São João Batista ocorreu no domingo de carnaval. Foi o desfile do Bloco Tradicional “ Os Vampiros”, de São Luis, que a convite do vice-prefeito Carlos Figueiredo, desfilou pela passarela. Com uma batucada marcante e muito colorido em suas fantasias, a turma dOs Vampiros fez relembrar os nossos antigos carnavais, quando nos anos 70 e 80 por aqui desfilavam “Os Piratas”, “Carrossel”, “Orgulho Joanino”, “Morcegos do Samba” e “Os Tartaranas”, este, um dos últimos nesta modalidade. 

Carlos Figueiredo




Alguns lembraram também da “Tribo de índios”, organizada pelo saudoso João Andrade.
Na categoria de Blocos de samba (Escolas de Samba) foram lembradas as Escolas de Samba “Turma de Mangueira”, “Coração do Samba”, “Turma do Quinto”, além de outras. Não há como não comparar os carnavais de ontem e os carnavais de hoje. Cada qual a seu tempo fizeram e fazem a nossa história.



O Arrastão do Povo

Era grande a expectativa para o Bloco “Arrastão do povo”. Esperou-se uma multidão. E teve. Foi incontável a quantidade de pessoas que participaram do Bloco denominado “Arrastão do Povo”, organizado pelo ex-prefeito Eduardo Dominice. A multidão que adveio de todos os lugares se concentrou na Praça do Viva. Ao som de dois Trios Elétricos e outros carros de som, os milhares de foliões acompanharam o cortejo com muita animação. 

Estavam presentes além do ex-prefeito, todos os pretensos pré-candidatos a prefeito pelo seu grupo político. Além de vereadores, e pré-candidatos a vereadores. Reinava em todos o espírito corporativista e a certeza de que unidos são fortes para o embate político deste ano.

A turma da situação que ficou à espreita, viu o que quis e o que não quis. Dizem alguns que estavam presentes, junto à corte situacionista, que a  multidão azulada que encheu a extensa Rua Getúlio Vargas e a Praça de Eventos, causou calafrios no pessoal da situação. Enquanto outros, temerosos, recomendaram urgência na mudança de postura administrativa da Prefeita Surama Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário