domingo, 26 de fevereiro de 2012

Foi só alegria...!

O povo na praça
É assim que se pode definir o período momesco em São João Batista. Foi de uma intensa alegria. Afinal, nós joaninos, somos, alegres, festeiros, receptivos, agradáveis, amigos, solidários, e acima de tudo fraternos. Gostamos da nossa terra. Fazemos de tudo para estarmos por lá, para revermos os amigos. E nessas horas – o Carnaval vem bem a calhar!

A razão maior de todos estarem a elogiar o Carnaval de São João Batista, deve-se exclusivamente a que este, é feito pela sua gente. Pelos que aqui residem, pelos que residem em outras paragens e ainda por aqueles que uma vez convidados, retornam sempre para o seio de tamanha alegria.

O colorido de fantasias e ritmos
À administração municipal cabe proporcionar a ambientação, no sentido mais amplo, para que a festa aconteça. Ou seja, a segurança e a tranquilidade para que os foliões brinquem com alegria; o incentivo para que as tradicionais brincadeiras aconteçam, e neste caso, é preciso mais que a ajuda financeira; a garantia de que serviços públicos não fiquem a desejar, tais como, iluminação pública, atendimento médico-hospitalar, abastecimento, limpeza pública, etc.; além de garantir que boas e excelentes bandas animem a todos. 

O povo na rua
Parece muito, mas não é. Afinal de contas, o carnaval é uma festa do povo, para o povo. Tal qual a democracia. È no carnaval que nos desprendemos dos nossos problemas, que damos vazão às nossas alegrias. E até, às vezes, somos quem na verdade não somos. É o carnaval o palco de nossas irreverências, e até de nossas sátiras. Mais modernamente, também passou a ser um congraçamento político.

E é por ser assim tão multifacetado que o carnaval, encontrou em nós, povo joanino – detentores de múltiplas qualidades – os foliões que fazem a cada ano  o melhor carnaval da Baixada Maranhense. Salve o povo joanino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário