domingo, 19 de junho de 2011

EDUARDO E AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Convencido de que é irreversível  a sua situação de prefeito cassado pelo TRE, o ex-prefeito Eduardo Dominice começou uma série de reuniões com vistas a articular o seu grupo político para o enfrentamento das eleições do próximo ano.
A primeira dessas reuniões aconteceu no último final de semana, onde reuniu muitos dos seus seguidores em sua residência no Cruzeiro, com o propósito de avaliar o atual quadro político e manifestar disposição de entrar na disputa com um candidato que possa reunir condições de vencer as eleições da atual prefeita Surama Soares. Alguns nomes foram sondados, entretanto, munido de cautela e perseverança, Eduardo prefere avaliar melhor o quadro político e até, quem sabe, mensurar o poderio eleitoral dos prováveis pretendentes.
Vereador Machado
A luta será renhida, mas não será tão difícil assim. Será preciso, no entanto, uma boa dose de inteligência para escolher o candidato que poderá ser capaz de vencer, com o esforço de todo o grupo, às eleições da atual prefeita Surama Soares, que concorrerá à reeleição. Dos nomes propostos durante a reunião, alguns apresentam alguma dificuldade, seja junto ao eleitor, seja de ordem jurídica; enquanto outros, ainda que não estejam dentro do grupo, mas já bem avaliados, reúnem condições de popularidade e densidade eleitoral.
Assim, Eduardo Gomes, ex-vice-prefeito também cassado junto a Eduardo, o Dominice, terá dificuldade de se viabilizar como candidato, uma vez que o  Art. 1º , inciso  I, alínea J, da lei das  inelegibilidades (Lei Complementar 64/90) cuja a redação é... [são inelegíveis para qualquer cargo, os que foram condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da justiça, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, capitação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanha eleitorais que  impliquem cassação do registro ou do diploma.. pelo prazo de 8(oito)anos a contar da eleição..]. O nome de Raimundinho Machado, vereador de três mandatos e que pertence ao grupo, também fora citado, mas ao que parece sem trazer muita empolgação.
Carlos Figueiredo
O atual vice-prefeito Carlos Figueiredo, coadjuvante no processo de cassação de Eduardo Dominice, rompido com Surama e agora aproximado de Eduardo, também teve seu nome colocado como postulante a candidato do grupo. Mas segundo alguns presentes, o seu nome empolgou muito menos ainda. Alguns inclusive até rechaçaram o seu nome como candidato do grupo e garantiram “retirar-se da busca pelo voto”.
Sem muitas opções dentro da sua seara política, Eduardo cogitou até a possibilidade de nomes de fora do grupo. O nome de Dr. Amarildo foi o que teve maior aceitação, por reunir sobretudo densidade eleitoral, ter serviço prestado e ser bem conhecido entre a população. A decisão, no entanto, pelo nome a ser escolhido ainda dependerá de outras reuniões que acontecerão em datas não agendadas. Outro nome, da cota dos que estão fora do grupo, também cogitado, fora o do ex-prefeito Luiz Figueiredo que, segundo se comenta, deve postular candidatura independente. O nome de Luiz apesar de bem recebido não chegou a animar os presentes.
Amarildo Pinheiro
Pelo que se vê, apesar de uma aparente dificuldade em escolher o candidato certo para o embate eleitoral do próximo ano, um viés político pode tornar a disputa mais interessante e mais fácil para o lado de Eduardo e seu grupo político. Se a escolha recair sobre o candidato Amarildo, este terá a receptividade dos muitos de seus eleitores deixados por lá quando de outras campanhas. Além de se estar cumprindo, mesmo depois de todo o tempo, velhos compromissos. Se a escolha recair sobre Amarildo poderemos ter a reedição de uma das campanhas políticas mais emocionantes da história recente de São João Batista.
E então valerá a pena ver de novo. Valerá a pena votar de novo!

Um comentário:

  1. olá amigo vm trocar de link já só seguidoris do seu blog acesse www.chocolatepaparazzo.blogspot.com

    ResponderExcluir