domingo, 15 de maio de 2011

e as nossas estradas vicinais...?

As notícias são recorrentes. Todos os moradores de povoados que compõem o município de São João Batista, dos mais distantes aos mais pertos da sede são unânimes em afirmar a dificuldade de pedestres transitarem nas estradas vicinais ou ramais do município.
Esta dificuldade de acesso e trânsito em nossas estradas vicinais é antiga e dá-se por uma razão: a grande quantidade de chuvas que já caiu e cai em terras joaninas. Mas a meu ver, outro fator pode ser associado ao alto índice pluviométrico: o pouco caso que teve a administração passada  e atual com as nossas estradas.
Assim estão nossas estradas vicinais
Se as nossas estradas, já em sua maioria construídas em capoeiras, com um solo arenoso e facilmente erodido, sem a devida compactação por material que garanta uma certa durabilidade, encontra uma falta de atenção da administração pública, o resultado não poderá ser outro a não ser a intrafegabilidade, que por sua vez, gera um enorme prejuízo ao município como um todo.
É a produção que deixa de ser escoada mais facilmente. É o encarecimento das mercadorias pelo dificuldade do transporte. São as crianças que deixam de chegar às escolas, ou em sua maioria chegam atrasadas, recebendo assim uma menor carga horária de aulas. E os idosos são os que têm mais dificuldades em estradas assim.
Espera-se que tão logo a ascensão, data que segundo os mais velhos, as águas começam a baixar e as chuvas começam a diminuir, a administração da prefeita Surama Soares, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura possa fazer alguma coisa para que melhore as condições das nossas estradas.
Enquanto isso é altamente louvável a intenção e a iniciativa do vereador Júnior de Fabrício que recentemente, por conta própria, buscou uma melhoria para a importante estrada que liga o Quiá à sede do  município. Agindo assim, o vereador deu provas a quem caberia fazer, que basta  “coragem e boa vontade” para resolver os problemas mais imediatos das comunidades.
Se nossas estradas fossem assim...
Aliás, já é tempo de a Prefeitura Municipal, enquanto personalidade jurídica, adquirir um maquinário próprio: uma enchedeira, uma ou duas caçambas, uma patrol, ou se no caso o município não tiver a condição para tanto, que ao menos dispusesse por certo período um contrato de locação destas máquinas, a fim de que não se chegasse ao grau de penúria e isolamento por quão passam as comunidades. Seja como for, o certo é que algo precisa ser feito em definitivo.
E antes que alguém venha me dizer que “na cabeça é mais fácil”, eu lembro que em tempo atrás e de maiores dificuldades o município já teve máquinas pesadas. E digo que se temos as estradas que temos, as quais precisam de reparos todos os anos, se temos barragens que precisam ser refeitas todos os anos, melhor seria que então se investissem logo na aquisição destes maquinários, ou do contrário, será assim todos os anos: o governante não faz; a chuva não deixa; a oposição reclama; a situação se cala; e o povo...?
Este sofre! Mas acredita que um dia vai melhorar, ... e continua votando.

Um comentário:

  1. Olá Batista Azevedo,

    Queremos dizer, que a postagem do Blog da Agência de São João Batista, intitulada de "Sessão da Câmara em notas", em quem uma das notas é "São João Batista Online: bloguezinho de nada", não publicamos no sentido de desmoralizar o seu blog.
    Publicamos apenas por que foi um pedido dos vereadores Rui Serra e Edivilson, que olharam nossa equipe na câmara e autorizaram a publicação. No entanto, isso foi apenas o que eles disseram, e como você sabe, nós admiramos o seu Blog, porque entendemos que este faz um papel muito importante dentro do municipio.
    E que as declarações feitas por eles, são de inteira responsabilidade dos vereadores que falaram. Desde já agradeçemos a compreesão e desejamos votos des estima.

    Um abraço

    Jailson Mendes
    São João Batista-MA
    www.agenciadesjb.blogspot.com

    ResponderExcluir