sexta-feira, 29 de abril de 2011

UMA CORRIDA MALUCA

Alguns com certeza hão de se lembrar do bom e velho desenho animado “Corrida Maluca”.  Esse mesmo que trazia o eterno vilão atrapalhado “Dick Vigarista”, sempre acompanhado do seu inseparável assessor para assuntos de maldade, o cachorro “Mutley” e suas atrapalhadas trambicagens. Além de Dick, outras figuras também se revezavam no vai-e-vem da liderança da corrida. Tinha os “Irmãos Rocha”, o “Professor Aéreo”, a “Quadrilha da morte” , o “Peter Perfeito” – o engomadinho galã da corrida, além de outros não menos importantes. A única representante do sexo feminino era a “Penélope Charmosa” que sempre quieta e com jeito dócil, quase sempre surpreendia ganhando a corrida.
Esta lembrança, guardada no baú da minha infância-madura, me vem às retinas, quando vejo a porfia pela liderança que há entre os “ditos” pré-candidatos a Prefeito, sugeridos na enquete promovida pelo Blog da Agência de Comunicação Educativa de São João Batista. É uma verdadeira briga de foices. Não tem outra comparação.
Participantes da "Corrida Maluca"
É uma verdadeira comédia. Quando se pensa que já está consolidado o vencedor da disputa, eis que surge algum concorrente, surgindo do nada, atropelando a tudo e a todos, bem ao modo de Dick – o nosso vilão -, para acabar com a alegria daquele que já se imaginava vencedor.
Consultar a enquete é como assistir a cada novo episódio da corrida maluca. Todo dia é surpreendente. Tem sempre novas surpresas. E quase todas surgidas ao sabor de patéticas artimanhas.
Com data para terminar somente no mês de junho, a enquete ainda promete muitas trocas de posições, ou quem sabe, o distanciamento dos que querem a todo custo vencer esta corrida, como se esta já fosse de verdade, só dependendo do fôlego de cada um.
Alguns especialistas em corrida eleitoral acham estranho que alguns velhos motoristas ainda não tenham acelerado seus carros, ao mesmo tempo em que desconfiam de que alguns motoristas de primeira habilitação estejam adulterando e potencializando o combustível de seus carros. Outros afirmam que neste tipo de corrida não adianta afobação. Os que largam na frente logo terão seus carros pregados ao longo da estrada.
Era assim na “Corrida Maluca”. Aqui, parece ser da mesma forma.
Ainda que a minha razão não queira fazer comparações, a imaginação navega, e eu, cá com os meus botões, arrisco a fazer a associação dos que correm aqui com os que correram lá, na “Corrida Maluca”.
De qualquer forma, eu prefiro crer que tanto cá como lá tudo é peça de ficção. E que os que sabotam a corrida de hoje, poderão estar sujos para correrem aquela de verdade, amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário