quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PARANGOLÉ À VISTA! Eleição para nova Mesa Diretora da Câmara promete luta renhida

A eleição na Câmara é verdadeira Queda de braços
Os últimos dias que antecedem à  eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara prometem ser dos mais acirrados e incômodos para os nobres edis da Câmara de Vereadores de São João Batista. É que todos são candidatos ao mesmo cargo, isto é,  à Presidência da casa. Até o momento é a eleição que não tem eleitores, só candidatos. Ou melhor, tem eleitores de si mesmos.
Pareceria cômico se não fosse verdade. Mas é.
De um lado, os seguidores do Prefeito afastado Eduardo Dominice, os quais ainda sob a chibata deste, pretendem cada um a seu modo, oferecer  dificuldades ao governo da então Prefeita Surama Soares. Do outro lado, ainda que minoria, os descontes  apoiadores da atual Prefeita, prometem também, cada um a seu modo e a um certo preço, dias de paz e tranquilidade na tribo,  enquanto durar o governo e este abasteça as chamas do cachimbo da paz.
Nesta briga de cegos e aleijados tudo é possível.
Raimundinho Machado
O atual Presidente, Raimundinho Machado, de jeito conciliador, diz que merece ser reconduzido ao cargo. Só ele acredita nisso. O vereador Louro, ainda raivoso por ter visto o seu alcaide fora da Prefeitura, diz que é o único que pode pilhar Surama em alguma provável tramóia. Nisto e neste só João Dominice acredita. O velho e bom vereador Cabeça, acha  que esta seria a sua vez de presidir o parlamento. (Eu também acho! Mas quem sou eu?) Porém.. coitado, sozinho dificilmente chegará lá. É que, dizem as más línguas, o alto comando não confia nele. Além disso vê seu propósito ameaçado de perto pelo vereador Mecinho – este, um verdadeiro sátrapa ( os olhos e os ouvidos do Rei) e pelo vereador Bitinho Batata que também se diz candidato há muito tempo. Só que nesta candidatura nenhum dos vereadores confia, e a de Mecinho, ninguém quer, seria dar de mais a um só.
Rui Serra
Já o vereador Rui Serra anda convencido de que é capaz de gerir o “fabuloso orçamento” e as “sobras” da Câmara Municipal. Diz que será uma verdadeira “lenda” no comando do legislativo municipal. Entretanto como poucos confiam em lenda, não lhe dão o devido crédito.
Por outro lado o vereador Edivilson Diniz sonha acordado em comandar novamente a casa legislativa. Só sonha, pois são poucas as suas chances e, segundo dizem, não tem a confiança do pessoal do Cruzeiro.
Sobraram Júnior Fabrício e Uira Dominice.
O primeiro bem que poderia ser o novo presidente, afinal tem experiência do terceiro mandato e transita bem entre os dois grupos, mas este parece ser, aos olhos dos “chefes”, o seu maior pecado. Segundo dizem os dois lados, não é cem por cento confiável.
Uira Dominice ao que parece está entre a cruz e espada. Tem parentesco, paixão e outras afinidades por João Dominice e companhia. Entretanto votou para Raimundo Cutrim que é o Deputado de Surama, Zequinha, Cabeça, Bitinho e Brás Serra. É também irmão de Gato, que entre  uma incerteza e outra, às vezes se acha Secretário de Esportes do governo Surama. Por estas muitas relações se mostra inconfiável  para os demais companheiros de parlamento.
Assim...,  vão-se os nossos edis, com insônia  e o assédio mútuo, convivendo numa verdadeira antropofagia.
Diante deste impávido colosso, a nós, pobres mortais espectadores deste “quase drama shakespeariano” não nos resta outra coisa. É esperar pra ver!
“Tomara que este drama não vire tragédia!”

4 comentários:

  1. Meu caro JB, "surfando" na crista dessa onda, chamada eleições da mesa Diretora da Câmara MSJB,posso afirmar de camarote, que o ex-Prefeito Eduardo Dominici é bom de briga,e vai levar essa. Ainda tutelando com extrema maestria politica, os seis vereadores de oposição, acho pouco provável nesse momento, ainda de indefinições, rebeldia politica dentro deste grupo, em contrapor por enquanto e precocemente os interesses politico do ex-Prefeito. Haverá um consenso da base em torno de um só nome,embora todos os pretendentes,tenham capacidade suficiente para presidir o Parlamento Municipal,e , se somente se, continuam ainda fortalacendo o nome do ex-Prefeito,como seu líder maior. Não vejo de longe, alguma chance para o grupo da "Prefeita" do tapetão ,lograr êxito nesta disputa. Seria a meu ver,tremenda imaturidade politica dos aliados[vereadores] do ex-Prefeito. Sábios e determinados no fortalecimento desta oposição,entregar de "bandeja"mais este poder a esta cidadã, que até agora não disse a ninguem, senão ao seu marido, a que véio fazer no comando do executivo Municipal, se é que Ela comanda alguma coisa? Haja vista, nunca na história politico administrativa deste municipio, viu-se tanto sofrimento e desânimo de um povo por estas bandas,quanta perversidade e perseguição a uma gente a margem da sua "má sorte"..Por demais,torço pelo consenso do grupo, de forma tal; que a partilha da mesa Diretora seja pactuada e amistosa, e a oposição saia fortalecida deste episódio.Na minha matemática . 6 é bem maior que 3! AMARAL

    ResponderExcluir
  2. Olá Batista Azevedo,

    Isso mesmo, a eleição da Câmara de Vereadores de São João Batista pegará fogo. Mais o motivo desde comentário é outro. Estou te enviando um e-mail agora, Por favor abra sua caixa de e-mail e verá.

    Um grande abraço

    Jailson Mendes
    São João Batista-MA
    www.agenciadesjb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caro JB,
    Caro leitores,
    Todos os 9 vereadores tem competencia para fazer uma boa gestao a frente do poder legislativo. Todovia, apenas um terá q carregar essa responsabilidade.
    A grande dúvida que paira na cabeca de todos é se um grupo de 6 vereadores deixará nas maos da "prefeita" esta eleicao.
    Conhecendo bem nossos vereadores e pelos ultimos acontecimentos creio que mais uma vez o grupo de vereadores de Edu Dominici vai chegar a um consenso e compor uma mesa diretora chefiada por um dos seus membros (Creio ser essa a torcida da maioria dos joaninos).
    Afirmo isso pela postura de cada um deles e por saber que a "prefeita" que ai estar nao chegou ao poder pela vontade soberana do povo como prega nossa Constituicao.
    Acrescentando, penso que essa escolha deve ser decidida internamente, ou seja, os seis edis devem indicar o nome daquele que melhor lhes representará e melhor defenderá os verdadeiros interesses do nosso povo.
    É aguardar pra ver!
    Um grande abraco
    Eduardo Gomes

    ResponderExcluir
  4. Olá, saiu o resultado da enquete do blog da Agência de São João Batista que peguntava: Quem vc acha que deverá ser o novo presidente da Câmara de Vereadores de São João Batista? O resultado no blog de São João Batista- www.agenciadesjb.blogspot.com

    Jailson Mendes
    São João Batista-MA
    www.agenciadesjb.blogspot.com

    ResponderExcluir