quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HISTÓRIAS E IMBRÓLIOS DE PESCADORES

Por esta já se esperava! A Polícia Federal começa a investigar o aumento do número de pescadores no Estado do Maranhão. Tudo por conta do “Seguro Defeso” – espécie de bolsa paga aos pescadores que ficam impossibilitados de pescar durante o período da piracema. No Maranhão dobraram de 45 mil pescadores para 90 mil.
Diversas colônias, que fazem o cadastramento dos novos “pescadores” estão sendo investigadas e, com o auxílio de órgãos do Ministério do Trabalho, ficou constatado também que boa parte dos beneficiados sequer diferencia um anzol de uma isca, ou uma piaba de uma traíra, sendo a maioria políticos, comerciantes, empresários, esposas, filhos, irmãos e até empregadas domésticas.
Cleber Verde
O esquema serviu para garantir a reeleição do deputado federal Cléber Verde que obteve neste pleito 126 mil votos e quadruplicou os números de votos dados agora ao deputado estadual eleito, Edson Araújo, que obteve 47.914, que  na eleição de 2006 chegou a pouco mais de 12 mil votos. Edson Araújo é engenheiro de pesca e presidente da Federação dos Pescadores no nosso estado. Os dois tiveram eleição casada.
Edson Araújo
Aqui em São João Batista o número de pescadores filiados (pasmem os senhores!), seja na Colônia de Pescadores ou no Sindicato dos Pescadores chega a mais de 3 mil, enquanto  a produção do que é pescado por dia nos campos de São João Batista não abastece sequer aos moradores da cidade.
A propósito,  os candidatos ligados ao setor pesqueiro tiveram só aqui em São João Batista mais de 1.800 votos. Edson Araújo teve 1.351 votos,  capitaneados pelo Presidente local da Colônia de Pescadores Serginho Castro, que diga-se de passagem, se já pescou algum dia foi por esporte. Já o Deputado Federal Cleber Verde, também apontado como beneficiário do esquema, teve 337 votos. 
Fernando Furtado
Outro, mais desconhecido ainda, que arrancou cerca de 250 votos para Deputado Estadual foi um tal de Fernando Furtado, ligado ao Sindicato de Pescadores, que tem como Presidente local o Sr. Dezinho, que se chegou a pescar um dia foi quando ainda era criança na Enseada de Bezerros, localidade onde nascera.
Como se vê, além de alimentar “um verdadeiro estelionato social”, esse estranho aumento do número de pescadores no Estado só tem favorecidos a inescrupulosos de plantão, ou a pescadores de votos.

Um comentário:

  1. Olá caro Batista Azevedo

    Gostaria de parabeniza-lo pelas excelentes postagens aqui publicadas. Sempre visito o seu blog.
    A imparcialidade consta em suas postagens.

    Um grande abraço

    Jailson Mendes
    São João Batista-MA
    www.agenciadesjb.blogspot.com

    ResponderExcluir