domingo, 16 de maio de 2010

Um Joanino chamado João


Este João não era  Batista, apesar de tê-lo em sua certidão de nascimento como lugar onde nascera: a cidade de São João Batista. Este João era Evangelista.  João Evangelista Serra dos Santos. Político por excelência, ambicioso, determinado, vitorioso. Enquanto vida teve lutou as renhidas lutas da política maranhense. Foi vereador de São Luis por dois mandatos, ao meio do segundo mandato, alcançou a Assembléia Legislativa na condição de Deputado eleito o que se seguiu por mais três vezes reeleito.
Menino pobre, João deixara a sua afamada Santana, lugar onde nascera, povoado de São João Batista para aportar na capital do Estado por volta do fim dos anos sessenta. João Evangelista antes fora comerciário em uma loja de sapatos em plena Rua Grande de São Luis. Como político sempre teve uma base eleitoral na capital, principalmente nos bairros de São Francisco e Cohatrac os quais o sustentaram nas eleições de vereador. Nas eleições de Deputado buscou os votos dos conterrâneos e parentes deixados em São João Batista e outros municípios da baixada, bem como , em outras regiões, como São João dos Patos, Zé Doca e outros municípios onde passara a ter alguma relação, seja política, de afinidade ou econômica.
João Evangelista na condição de Deputado e Presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, cargo que exerceu por dois biênios, chegou até a exercer o cargo de Governador do Estado por um período de cinco dias, quando da ausência do titular do cargo à época, José Reinaldo Tavares. João era respeitado e admirado por seus pares de parlamento. De estilo conciliador fez à frente da Câmara de Vereadores de São Luis e da Assembléia Legislativa um trabalho digno de elogios.
Nesta madrugada do dia 15 de maio, João Evangelista descansou. Foi vencido numa luta que travava contra um câncer no cérebro, descoberto a cerca de quatro anos.
João Evangelista foi um político vitorioso, um joanino ilustre.
A cidade de São João Batista, sem dúvida, perdeu um de seus filhos que passou para a história.
“Que Deus o tenha na sua glória e paz celestial”.

Um comentário:

  1. ola meu irmão
    obrigado pelo seu comentario. acesse www.atribunadopovo.com e ouça o programa A Tribuna do Povo atraves da radio alvorada AM780. mande materias de S.J. Batista para o email constantinonetoma@hotmail.com

    ResponderExcluir