domingo, 2 de maio de 2010

‘Matara ou Morrera” – O próximo “round’.


A expressão que intitula o “post” de hoje é na verdade a expressão “matar ou morrer”, comumente usada nas pelejas futebolísticas e desarticuladamente proferida por um certo conterrâneo, Lulu de Cássio.
Mas faço uso nesta postagem para estabelecer a possibilidade do resultado do julgamento, já em pauta do TRE, do processo de número 919-55 de 2010, que cassou o Prefeito Eduardo Dominice e seu Vice Eduardo Gomes, em decisão proferida pelo Juiz da Comarca de São João Batista, Dr. Cristiano Simas, em setembro de 2009.  O prefeito  cassado na ocasião recorreu da sentença e através de uma liminar concedida pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral Dr. José Carlos Sousa e Silva, retornou ao cargo e se mantém, ainda que pendurado, até hoje.
Para esta terça-feira esta marcada mais um “round” da batalha travada agora nos tatames da Justiça Eleitoral. Se se confirmar a cassação do ainda prefeito Eduardo Dominice, a segunda colocada no pleito de 2008, Surama Soares reassumirá imediatamente a Prefeitura. Sendo este o resultado, o prefeito cassado ainda tem direito a recurso junto ao TSE, em Brasília, mas fora do cargo.
Se por outro lado, no que segundo analistas jurídicos e políticos não acreditam, a decisão for favorável a permanência de Eduardo a frente do município, a luta tende a esfriar, ainda que também caiba recurso à segunda colocada junto ao TSE.
Este processo, que vem se arrastando desde o início do segundo mandato de Eduardo, alega em provas processuais a “compra ilícita de sufrágio”, “o abuso de poder econômico e político”, cometidos pelo prefeito Eduardo e seu grupo político. Esta prática, aliás, marcou forçosamente a entrada do desconhecido Eduardo na política de São João Batista, que à época, tendo o tio José Reinaldo Tavares, como governador do Estado e o pai, João Dominice, como Secretário de Infraestrutura do Estado, não mediu distância para comprar o mandato de prefeito.
Uma vez eleito, começou a era de desmandos, nepotismo  e irregularidades  na administração municipal de São João Batista. Como estratégia de “despotismo”, primeiro escorraçou os que lhe deram o mandato, os aliados de primeira hora – os detentores do voto. Em seguida um rosário de  falcatruas permeou os labirintos das  Secretarias municipais, conforme constatou a Controladoria Geral da União. Estes fatos, constantes do relatório da CGU, apontaram “uso indevido” de recursos federais (Fundeb) da ordem de cerca de 7 milhões de reais.  Mais recentemente, o TCE (Tribunal de Contas do Estado), desaprovou suas contas e o condenou a devolver aos cofres públicos a quantia de 4,428 milhões.
Análise técnica realizada pelos auditores do TCE identificou diversas irregularidades que motivaram a reprovação das contas, entre elas a ausência de metas e riscos fiscais relativos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), não arrecadação de tributos municipais, ausência de informações sobre a estrutura legal e organizacional do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), encaminhamento fora do prazo dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO) e dos Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) e aplicação dos recursos destinados à Educação abaixo do que determina a Constituição Federal.
Como se vê, são muitas as irregularidades que permeiam a atual e desastrosa administração de Eduardo Dominice à frente da Prefeitura de São João Batista. Como se vê, também, resta à justiça consumar-se neste caso.
Como em um duelo, “matar ou morrer” significa “ficar vivo ou sucumbir”, “permanecer ou desistir”. Neste diapasão e para este caso enfim, justifico assim o que diria o velho Lulu de Cássio: “matara ou morrera”.

2 comentários:

  1. Passando para parabenizá-los pelo excelente trabalho à frente deste blog! Aproveito o ensejo, para solocitar aos amigos q coloquem o link de meu blog neste conceituado blog. Retribuirei, colocando o link deste blog em meu meu blog.

    Fraternal abraço,
    SOUSA NETO - Administrador do Blog ChapadinhaSite.com
    www.chapadinhasite.com
    E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
    (98) 9127-6568

    ResponderExcluir
  2. Seu Nega- ciclo vicioso:zequinha e sua quadrilha/gangue quando estava no poder no inicio dos anos 90, não aprovou as contas do ex-finado chiquitinho(como diria o velho vila isabel)o deixando inelegivel para as eleiçoes que viriam, nonatinho quase quebra a corrente(ciclo), aproveitaram-se da ingenuidade que ele não tem mais e fizeram com que ele aprovasse as contas de zequinha e depois pegou o que cachorro ganha em festa! mas, quando eduardo assumiu reuniu seus gângsters e mandou brasa deixando zequinha inelegível (tomara que por mil anos!)ah! ia esquecendo do periodo do tonho, "ai ocorreu uma AUTODESTRUIÇAO", nao poderia esquecer da fatidica urna da Romana que se juntaram todos os coroneis inclusive Joao Dominici e tomaram de assalto a eleiçao do mercenário Amarildo. Sim! agora dando seguimento ao ciclo SURAMA segunda colocada mas eleiçoes de 2008 e esposa do tambem cassado Zequinha (que coisa! como pode? no Brasil PODCHEEEEE!!),apoiada pela ONU,OTAN,OEA, CIA,OBAMA,LULA,SARNEY e Cristiano Ronaldo ou Pinochet, Stalin, Geisel enfim,ah! e sobre a bençao de Bento XVI irao excomungar, e/ou cassar, e/ou banir Eduardo e Cia dos palcos e da politica joanina, ja vai tarde! e se tudo correr bem e a escrita for mantida Surama assume num dia, no outro Jocao da uma rasteira nela la pelo TRE e ai assume quem? quem? quem?, CARL FIGUEEDO CLALO meu PIMO, BESTA CAAALHO...........KKKKKKKKKK CICLO VICIOSO!

    ResponderExcluir