quinta-feira, 29 de abril de 2010

Município implanta Estatuto do Idoso


Antes tarde do que nunca... (Saiu o Conselho Municipal do Idoso).

 Depois de 7 anos de votado em Brasília, no Congresso Nacional, o Estatuto do Idoso, que por sua vez levou 7 anos em trâmite até sua aprovação em Setembro de 2003, chega a São João Batista, através de Lei originária do Poder Público e aprovada pela Câmara Municipal.
A fundamentação legal da Lei Municipal não deve mudar nem fugir aos cânones do que rege a Lei federal.
Em nosso caso, há que se ver uma coisa tão somente: o cumprimento desta lei.  Tanto as autoridades constituídas, como a sociedade em geral, devem estar atentas  e não permitir o “desrespeito” e os “maus tratos” aos nossos idosos.
Políticas sérias devem ser fomentadas no âmbito das Secretarias de Assistência Social e Saúde. Evitar a exploração, até mesmo por familiares, deve ser a ótica de todos que desejarem a garantia dos direitos dos idosos.
O poder público, no caso, a Prefeitura Municipal, deve criar espaços e programas que visem a socialização, o lazer, o entretenimento, a inclusão e até mesmo a aprendizagem de novas práticas de vida; em contrapartida estes idosos podem ensinar, sobretudo aos mais novos,  a ludicidade, a oralidade, enfim, marcas de uma cultura que atravessou o tempo e não pode ser esquecida.
A criação do Conselho Municipal do Idoso vem dotar o município destas políticas. Esperamos, no entanto, que não seja mais um conselho a ser manipulado por quem interessar possa. O que esperamos, é ver cumprido por todos, o direito à boa vida àqueles que já deram suas vidas pelo trabalho e manutenção da nossa história. A história do povo joanino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário