sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ASSIM ESCREVEU HELCIO SILVA...

Sou cliente da SARAIVA. E  há muito já sabia que estava a venda um livro intitulado "Honoráveis bandidos", onde na capa se  via a foto do Presidente Sarney com óculos estilo ray-ban. Achei de mau gosto. Me senti ferido na alma de maranhense. Mesmo assim comprei o livro. Queria ver as besteiras escritas por esse tal de Palmério, que nem de longe lembra o Mário, autor de "Vila dos Confins' e "Chapadão do bugre". Embora sem ainda ter lido as maledicências desse aventureiro das letras, já me contento com as opiniões de pessoas como Hélcio Silva (foto), que além de professor de História, político militante, ex-vereador de São Luis, jornalista, pesquisador, conhecedor da história política do Maranhão de ontem e de hoje, que só na primeira leitura já comprovou erros, exageros e inverdades acerca dos políticos do Maranhão.
Assim reproduzo o texto postado no Blog de Hécio Silva, sem no entanto me eximir da leitura apurada que pretendo fazer nos escritos de seu Palmério.

HONORÁVEIS MEDÍOCRES
"Todas as denúncias contra Sarney, Renan, Fernando, Jader, Jackson, Zé Reinaldo ou outras figuras políticas deste país precisam ser apuradas, com amplo direito de defesa. O Brasil não pode mais conviver com a improbidade. Até aqui, tudo certo. Agora, empurrar para o manancial da cultura brasileira uma obra política medíocre e eivada de erros como o livro "Honoráveis Bandidos" é um perigo para as futuras gerações que precisam recorrer às fontes de pesquisa na busca tentadora de conhecer nossa história. O livro de Palmério Dória foi ditado pela paixão, por isso excluído da verdade. O autor não se debruçou na pesquisa, como manda a boa norma do bom escritor: cometeu muitos erros. Um livro é um livro, é um documento da história e para a história... "

Um comentário:

  1. No mínimo merece uma lida crítica, para depois tomar partido das coisas.
    Depois acessa: www.rrazevedo.blogspot.com

    ResponderExcluir