quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OS VERDES CAMPOS DA MINHA TERRA... QUEM DIRIA, FORAM GRILADOS!

“Se algum dia a minha terra eu voltar
Quero encontrar as mesmas coisas que deixei...”


Os versos acima encabeçam a composição de Belmonte e Amarai, cantada com expressão por Agnaldo Timóteo nos idos dos anos setenta.
Seria encantador se não fosse trágico, quando fazemos menção à violenta forma de ocupação dos campos naturais de São João Batista. Foi preciso ver para crer.
A máxima apostolar neste caso valeu para que não restasse dúvida do crime ambiental que ali se comete. Por enquanto apenas as marcas do predador-homem são vistas ao longo do aberto campo que liga a sede de São João Batista ao povoado de Raposa.
Aliás, é chegando a esta localidade que mais se vê as extensas (foto) cercas que ladeiam a já quase frágil estrada que leva ao Porto da Raposa.
São inúmeras as demarcações dos novos proprietários dos campos de São João Batista. Cada um leva mais palmos, braças, metros, tantos quantos cabem as suas ganâncias.
Tudo isto a título de “bem viver”, ou de desfrutar da aprazível vista do nascente.

Os grileiros dos campos naturais não sabem em sua introspecta ganância, que invadem o habitat natural de animais próprios daquele solo. Além de serem estranhos na paisagem livre.
Em lugar ermo, característico, com vegetação espessa, cabe mais aos búfalos, aos cavalos e às éguas.
No futuro, talvez, os rouxinóis, os bigodes, os caboquinhos terão companhias indigestas, ou não existirão na liberdade acostumada.
Quem sabe, os verdes campos do meu lugar não sejam apenas versos plagiados de um poeta saudosista...
Basta! Os verdes campos da minha terra devem continuar livres, leves e soltos!

Um comentário:

  1. "Homem primata capitalismo selvagem". Bela música dos titãs! Creio que ela sirva perfeitamente para retratar tal situação, porém com uma pequena mudança: "ignorância selvagem", tanto das pessoas inescrupulosas que cometem tal crime, como das outras tantas que cometem tal ato. A área da baixada maranhense há muito foi considerada, por decreto Federal, como uma APA - Área de Preservação Ambiental, e é de dever do Município na qual a área está inserida, bem como do Estado o controle ambiental desse ecossistema. Sendo assim vale uma pergunta: o município de São João Batista possui alguma secretaria de meio ambiente?! É bom as autoridades se alertarem para tal fato, pois já está constatado que não há preservação e a posteriori não haverá nem mais área.

    ResponderExcluir