terça-feira, 11 de agosto de 2009

O PORTO DA RAPOSA REDESCOBERTO

Sempre defendi que o antigo e outrora próspero Porto da Raposa deveria absorver em tempos atuais outras finalidades. Ao que parece, por obra e graça do tempo e pela resistência de alguns poucos moradores que ali ainda residem, esta é uma realidade cada vez mais constante.
Encravado às margens de extenso Igarapé que rasga continente adentro, o antigo Porto da Raposa fica no povoado campestre de mesmo nome, a poucos quilômetros do Golfão Maranhense (Baia de São Marcos) e estuário do Rio Mearim. De um lado uma extensa cortina verde formada por manguezais, de outro, mais para dentro do continente, extensas áreas de campos e tesos.
Ao longo de muitas décadas foi a única porta de entrada e saída de muitos municípios da baixada, especialmente São João Batista, São Vicente Férrer, Matinha, São Bento, entre outros. Naquele tempo não havia estradas que ligassem estes municípios à Capital do Estado.
O Porto cumpria assim então a sua primordial finalidade. Era ponto de escoamento de mercadorias que iam e vinham e de embarque de passageiros que se destinavam rumo a São Luis e vice-versa.
Hoje, quase sem casas e sem aquele fervilhar de pessoas que faziam dali um marco da economia do município e do Estado, o Porto da Raposa se redescobre como terminal de pesca. Esta parece ser a grande “sacada” ainda não descoberta pelos administradores do passado e do presente.
Esperamos que no futuro alguém possa dotar este aprazível lugar de uma estrutura capaz de transformar-se num “terminal pesqueiro”, com câmaras frigoríficas, restaurantes, postos de venda de pescado que possam abastecer os municípios vizinhos e a capital São Luis.
Para a realização deste e outros projetos o município conta com os recursos do recém criado Ministério da Pesca, Ministério das Cidades , BNDES, Banco do Nordeste, e outros agentes financeiros.
Falta, portanto, determinação, coragem e vontade política de fazer. Primeiro, concebe-se a idéia (está concebida). Em seguida luta-se por ela. E esta luta é sobre tudo dos que aqui são e serão dirigentes.
Para esta grande obra já se pode contar com o forte e bravo povo da Raposa.

2 comentários:

  1. Muito interessante essa divulgação sobre o Porto da Raposa.Cabe agora o reconhecimento das autoridades e da população em si.. da importància desse porto para o crescimento economico da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro jb, é inenarrável a beleza exuberantes desse rincão Joanino chamado RAPOSA. Se atentarmos etmologicamente para o significado desta palavra,estaria aí uma simbologia de carnivoro, agregado a astuto, sabido, perspicaz.Portanto, os seus moradores mais antigos, que em tempos de completo isolamento do resto do município, defendiam esse espaço com todas as forças, amor e esperança,póis de lá, tiravam seus sustentos, e de que ali, um dia , haveria de chegar o progresso, o desenvolvimento, enfim, o reconhecimento de quem por este lugar sempre lutou com a dinâmica do animal raposa,a defender seu territorio contras os predadores,infelizmente cansaram.. e o que se vê hj, após sê-los fadigados, logicamente , em busca da sobrevivncia, bateram-nos em retirada, provocando um êxodo rural altissimo, deixando aquele cartão postal "sui generis "da natureza, vulnerável a ação do animal predador mais feroz desta terra:o homem. E assim, nossa bela e encantadora "europa da baixada" Maranhense, foi invadida impiedosamente pelos vândalos,e demarcaram toda ela, nas barbas e bigodes, como queiram, das autoridades, sem que ninguem falasse absolutamente nada..eis aí minha decepecção,não sei se é a mesma dos senhores blogueiros..mais nem tudo está perdido, acreditamos no poder de fiscalização dos limites da união,pelos orgãos ambientais pertinentes, tão em moda nos dias de agora, em intimar e intimidar os falsos fazendeiros assentados nesta terra, e devolver à luxúria, a formosura, a esse substanciado pedaço de chão nosso.E o que aconteceu: com o desmatamento exacerbado, o êxodo rural que tomou conta de quase toda essa comunidade, a falta de atenção básica de praticamente todas as autoridades que assumiu o poder do lugar, exceção feita apenas a um deles, eis o cenário de hj..A velha raposa , agora transforma-se em àrea de invasão e posse indevida dos oportunistas, fazendo deste bravo e corajo povo inteligente, protagonista das suas próprias sortes..Espero em tempo emergente,a rendição dos pecados dos atores e autores desta infinita maldade!!AMARAL

    ResponderExcluir